Conto de Machado quando tinha 19 anos

Ontem tive certeza absoluta que o verso de Noel é uma verdade absoluta: "Batuque é privilégio? ninguém aprnde samba no colégio". Vejam bem, Machado de Assis só cursou a escola primária e é o maior referencial da literatura nacional. Eu pensava que tinha lido toda a obra dele, mas estava enganado, não lera o seu primeiro conto que ele não incluiu em livro, publicado em jornal em 1858 quando tinha apenas, pasmem, 19 anos de idade. Li num livrinho de bolso da Saraiva, que incluiu essa preciosidade que já indicava não só o talento mas a genialidade do Bruxo de Cosme Velho. Vou transcrevê-lo:l

TRÊS TESOUROS PERDIDOS

Machado de Assis

"Uma tarde, eram quatro horas, o sr. X... voltava à sua casa para antar. O apetites que levava não o fez reparar em um cabriolé que estava parado à sua porta. Entrou, subiu a escada, peneytra na sala e... dá de olhos em um homem que passava a argos passos como agitado por uma intrna afição.

"Cumprimentou-o polidmente; mas o homem lançou-se sobre ele e com uma voz alterada, diz-lhe:

"- Senhor, eu sou E..., maridoda senhora dona E...

" - Estimo muito conhecê-lo responde o sr. X...; mas não tenho a honra de conhecer a senhora dona E...

" - Não a conhece! Não a conhece!... quwer untar a zombaria à infâmia?

" - Senhor!...

E o sr. X... deu um passo para ele.

" - Alto lá!

"O sr. E..., tirando do bolso uma pistol, continuou:

" - Ou o senhor há de deixar esta corte, ou vai morrer comou cão!

" - Mas, senhor disse o sr. X..., a quem a eloquência dosr. E... tinha produzido um certo efeito, que motivo tem o senhor?...

" - Que motivo! É boa! Pois naoa é um motivo andar o senhor fazendo a corte à minha mulher?

" - A corte à sua mulher! Nao compreendo!

" -Não compreende! oh!nçao me faça perder a estribeira.

" - Creio que se engana...

"- Enganar-me! É boa!... mas eu o vi sair duas vezes de miha casa...

" - Sua casa...

" - No Andaraí.., por uma porta secreta... Vamsos! ou...

" - Mas, senhor, há que ser outro, que pareça comigo...

" - Não; não; é o senhor mesmo... como escapar-me este ar de tolo, que ressalta de toda a sua cara? Vamsos, ou deixar a cidade, ou morrer... Escolha!

" Eraum dilema. o sr. X... compreendeu que estava metido entre um cavalo e uma pistola. Pois toda a sua apaixão era ir a Minas, escolheu o cavalo.

" Surgiu porem uma objeção.

" - Mas, senhor - disse ele - , os meus recursos...

" - Os seus recursos! Ah!tudo previ... descanse... eu sou ummarido previdente.

" E tirando da algibeira sa casaca uma linda carteira de couro da Rússia, diz-lhe:

" - Aqui tem dous contos de réis paraos gastos da viagem; vamos parta!parta imediatamente. Para onde vai?

- Para Minas.

" - Oh! a pátria de Tiradentes! Deus o leve a salvamento... Perdoo-lhe, mas nçao volte a esta corte... Boa viagem!

"Dizendo isso, o sr. E... desceu precipitadamente a escada e entrou n cabriolé, que desapareceu em uma núvem de poeira.

"O sr. X... ficou por alguns instantes pensativo. Não podia acrditar nis seus olhos e ouvidos; pensava sonhar. Um engano trazia-lhe dous contos de réis, e a realização de um dos seus caros sonhos. Jntou tranquilamente, e dí a uma hora partia para a terra de Gonzaga, deixando em casa apenas um moleque encarregado de instruir, peo espaço de oito dias, aos seus amigos sobe o seu destino.

"No dia seguinte, pelas onze horas da manhã, voltavao sr. E... para a sua chácara de Andaraí, pois tinha passado a noite fora.

"Entrou, penetrou na sala, e indo deixar o chapéu sobre uma mesa, viu ali o seguinte bilhete:

"Meu caro esposo! Parto no paquete em companhia do teu amigo P... Vou para a Europa. esculpa a má companhia, pois melhr nao podia ser. - Tua E..."

"Deesperado, fora de si, o sr. E...lança-se a um ornal que perto estava: o paquete tinha partido às oito hoiras.

" - Era P... que eu acreditava meu amigo... Ah!maldiação! Ao menos não percamos os dous contos! Tornou a meter-se no cabriolé e dirigiu-se à casa do sr. X..., subiu; apareceu o moleque.

" - Teu senhor?

"- Partiu para Minas.

" Osenhor E... desmaiou.

"Quando deu acordo de si estava louco... louco varrido!

"Hoe quando alguém o visita, diz ele com um tom lastimoso:

" -Perdi três tesouros a um só tempo:umamulher sem igual, um amigo a toda prova, e uma linda carteira ceia de encantadoras notas...que bem podiam aquecer-me as algibeiras!

"Neste último poto, o doido tem razão, e parece um doido com juízo".

P.S. Já era um craque aos 19 anos. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/01/2018
Código do texto: T6221261
Classificação de conteúdo: seguro