Vida, Vida, Vida...

Na sua extraordinária canção "Vida", Chico Buarque canta num dos versos: "Luz, quero luz/ Sei que além das cortinas/ são palcos azuis/ E infinitas cortinas/ Com palcos atrás/ Arranca. vida/Estufa. veia/ E pulsa, pulsa, pulsa,/ Pulsa. pulsa mais/Mais, quero mais/ Nem que todos os barcos/ Recolham ao cais/ Que os faróis da costeira/Me lancem sinais/ Arranca, vida/ Estufa, veia/ Me leva, leva longe/Longe, leva mais...".

Linda a música, mas não define totalmente a vida, ela é indefniívelporque eé um milagre, um mistério, um dom de Deus, uma dádiva da Força Superior. A criação maxima de Deus.

Adoro certas tentativas de interpretar e definir a vida, algumas até copieino meu velho cderno escolar de anotações: Calderón de La Barca: "Que é a vida? Um frenesi./ Que é a vida? Uma ilusão./ Uma sombra, uma ficação;/ E o maior bemé tristonho/ porque toda a vida é sonho/ e os sonhos. sonhos são". Malraux: "Uma vida anão vale nada, mas nada vale uma vida". Chaplin (acho arretada): "A vida é uma peça de teatro que não permite ensaisos. Por isso, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina feche e a peça acabe sem aplausos". Gibrán: "A vida pode ser de fato escuridão se não houver vontade, mas a vontade eé cega se não houver sabedoria, a sabedoria é vã se não houver trabalho e o trabalho é vazio se não houver amor". Einstein: "Existem apenas duas maneiras de ver a vida. Uma é pensar que não exitem milagres e a outra que é tudo milagre" (fico com a segunda possibilidade porque a vida é um milagre de Deus).

Na verdadeháene definições da vida. Todas fazem sentido, cada uma tem a marca registrada do autor, sua concepção, suas idéias, sua maneira de ser, mas todas são meros chutes. Só uma coisa é certa: a vida é belíssima. Não como não se render à vida. Acho que Clarice Lispector acertou no alvo: "Renda-se como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhececomo eu mergulhei. Mas anão se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento". Bingo!

No mais, vamos repetir Zeca Pagodinho: "Deixa a vida me levar/ Vudaleva eu...". Sem esquecer Gonzaguainha: "Viver e nao ter vergonha de ser feliz". Vida, vida, vida... Viva a vida. E priu. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/01/2018
Código do texto: T6215852
Classificação de conteúdo: seguro