Negando a Latinidade

Não podemos generalizar, afinal tivemos grandes escritores na área da ficção que entenderam que o Brasil faz parte da América Latina. Mas foram uma minoria. A verdade é que os ficcionistas brasileiros não se preocupam com a América Latina. Quem sabe, hermanas e hermanos, prefiriram acreditar qe somos franceses, ingleses, germânicos, escandinavos...Alguns dos extos de muitos deles parece algo trduzido para o português. Negaram sua latinidade.

Não, não tivemos um Garcia Márquez, um Juan Rulfo, um Mário Benedetti, um Manuel Puig, um Manuel Scorza, um Caros Fuuentes, um Vargas Llosa, um Cortázar... Talvez por negarem a latinidade nunca nenhum deles ganhou o Nobel.

Tenho impressão que os escritores brasileiros se fixaram demais na literatura dos EUA, França e Inglaterra. Esqueceram até de aproveitar tems brasileiros. Vou dar um exemplo que acho uma vergonha: quem escreveu um romance focando na maior revolta popular do país, "A Gerra de Canudos", foi um scritor peruano, Vargas Llosa, co o excepcional romance, "A Gerra do Fim do Mundo" .

Dói muito saber que os romancistas brasileiros n~çao se interessam pela América Latina. É muito triste. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/12/2017
Código do texto: T6205579
Classificação de conteúdo: seguro