O DESABAFO DA MÃE DE DEVINHO NOVAES (E A RESPOSTA DO BOYZINHO)

O DESABAFO DA MÃE DE DEVINHO NOVAES (E A RESPOSTA DO BOYZINHO)

*Rangel Alves da Costa

Impressionante como as biografias nascem mentirosas, principalmente as autobiografias ou histórias contadas sobre a própria vida. Nestas, absolutamente ninguém mostra sua verdadeira face, sua verdadeira feição ou expõe realisticamente seus passos na vida. Todos são como uns pobrezinhos, uns sofredores, que nasceram quase na lama e alavancaram na vida por esforço próprio. Tudo mentira. A mais deslavada mentira.

Citei isso preliminarmente como mote para me intrometer num caso que sequer me diz respeito, mas que precisa ser comentado pela proporção tomada. Falo da troca de acusações envolvendo Devinho Novaes (talvez o maior popstar do mundo, segundo seus mais de cem fãs clubes só em Poço Redondo) e sua mãe.

Verdade que não assisti sua participação num programa da Record nem sei quais foram suas palavras ao falar sobre sua vida, sua carreira e sua família. Segundo a mãe, o filho até chorou para alimentar as mentiras contadas. Contudo, assisti e ouvi, em 06m:46s, um vídeo publicado por esta rebatendo as afirmações lançadas por Devinho na televisão. Afirma a mãe que tudo contado pelo filho, dizendo que ela ficava com o seu dinheiro, que não ajudou no lançamento de um CD (não ajudou porque não tinha dinheiro para tal) e que foi abandonado pela família materna, não passou de ilações mentirosas, dentre outras afirmações.

Em vídeo gravado após a fala da mãe, eis que Devinho apenas confirmou como verdadeiras as palavras anteriormente ditas, acrescentando que foi expulso de casa sem direito sequer de levar suas roupas e seu teclado e que encontrou refúgio somente na casa da avó paterna, e esta até ajudou no lançamento de seu CD.

Por outro lado, ainda naquele vídeo caseiro diz a mãe, em prantos e tomada de espanto e nervosismo, que a periferia de Aracaju sabe muito bem quem era Devinho Novaes, um enturmado com pessoas ruins, usuário de drogas e que, ela mesma, por diversas vezes e para evitar o pior, já havia pagado dívidas suas. E que ele, acaso não seguisse a carreira de cantor, já havia sido morto ou preso.

E mais: preferiu ficar com a avó paterna e não com a mãe por ingratidão, pois ela foi quem sofreu ao ser abandonada na gravidez e por nove meses carregou na barriga aquele que agora a trata como um monstro. Diz que é pobre, mora em casa de aluguel, mas que tem dignidade para não querer avistá-lo nunca mais.

Não se sabe, contudo, onde está a verdade, se com Devinho ou com sua mãe. Há de se afirmar, entretanto, e acaso sejam verdadeiras as afirmações da mãe, que a vitimização criada por Deivinho, ao querer passar na televisão uma imagem quase de menino abandonado, sofredor de todas as dores do mundo, e fazendo isso maculando a imagem familiar, certamente que não foi uma atitude acertada.

Ora, não é raridade que um artista venha de família pobre. A pobreza não é indignidade de ninguém. Não é raro que a pessoa tenha lutado muito até alcançar seu lugar ao sol. Mas não se fazendo de vítima e acusando quem quer que seja. Devinho, ao menos no vídeo onde rebate a fala da mãe, nada diz sobre os motivos da expulsão de casa por ele mesmo alegada. Se foi mesmo expulso de casa, por que isso aconteceu Devinho? Você não disse os motivos, ou terá sido por causa daqueles motivos alegados por sua mãe?

Numa outra hipótese, talvez - realmente não sei - Devinho tenha sofrido pelas mãos da família, mas não é enlameando o passado que ele vai justificar o seu brilho de agora. Talvez também jamais tenha sido usuário de drogas, o que o tornaria num menino exemplar e injustiçado pela ação da família. Mas tudo isso só pode ser confirmado pelo meio onde vivia e onde fez amizades. Quem conheceu e conhece Devinho sabe quem é Devinho. Eu não.

Mas tem que assentar os pés no chão. Fala em seu sucesso como se fosse algo para a eternidade, como se a escada de agora fosse sempre subindo e subindo. Ledo engano. Quem sequer sabe caminhar não pode subir escadas. Ademais, deve se preocupar em aproveitar seu momento e não dar uma de coitadinho para buscar piedosos, pois num meio artístico onde o maior sucesso do mundo já não será mais ouvido no dia seguinte. E então estará sem os amigos de agora, sem a família e completamente sozinho.

Juízo Devinho, juízo. Quando sua mãe lhe procurar não diga somente “oi” não. Corra e dê um abraço apertado.

Escritor

blograngel-sertao.blogspot.com