Jobim, Villa Lobos e Conceição

O Brasil é um país privilegiado no que tange à música. Tivemos - e ainda temos - muitos grandes talentos musicais. Alguns deles verdadeiros gênios da MPB e tamabém da música erudita. Dois deles: Villa Lobos e Tom Jobim. São consenso,uma unanimidade que não é burra, de eito nenhum. Desnecessário falar da obra dos dois, basta lembrar as Bachianas e Águs de Março. Se tivesse feito apenas isso seriam os mesmos gênios.

Mas há um episódio por sinal hilário e arretado envolvendo os dois que só agora, depois de ler num livro, descobri.

Villa Lobos sempre foi o ídolo de Jobim. Quando era moço essa admiração pelo maestro era incrível, frenética, incontida. Sabendo disso um maestro seu amigo que tamabém conhecia Villa Lobos levou Tom a uma festa na casa de Villa Lobos. Foram. Lá chegando havia muita gente, um soprano se esgoelava nuam ária acompanhada por um violino, as pessoas falando alto, uma zorra, e em meio às pessoas o gêno circulava satisfeito, assedido por todos.

Mas, mesmo assim, o maestro amigo de Tom, conseguiu se acercar do gênio e apresentou o seu fã ardoroso: "Villa, este eé Antonio Carlos Jobim, um jovem talentoso. Ele acabade escrever a trilha sonora de Orfeu da Conceição".. O gênio fez questão de reconhecer o novo talento e emendoude primeira: "Ah, sim, gosto muito - e para provar cantarrolou - Coceição, eu me lembro muito bem...".

Errrou de Cionceição, errou de compositor, errou de música, mas os dois pelo menos se conheceram. Coneição deu uma mãozinha, E não foi pela voz de Cauby. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 21/12/2017
Código do texto: T6204731
Classificação de conteúdo: seguro