S A G A R A N A

Não sou autoridade nenhuma em literatura e na certa, admito, vou dizer uma grande bobagem, mas, hermanas e hermansos, acho que o livro de contos, "Sagarana", de Guimarães Rosa, é superior, uro, ao eu romance "Grande Sertão: Veredas". Sou fascinado pelos contos de Sagarana.

Acho incrível e absurdo que o grande escritor Graciliano Ramos, quando foi jurado de um concurso literário, tenha preferido"Maria Perigosa", de Luis Jardim, a "Sagarana", acho que o Velho Graça ficou espantado com o univreso e a linguagem de Guimarães Rosa, então optou por algo tradiconal. Errou. Errrou feio.

Mas acho ainda mais incrível é que tenha sido Graciliano quem descobriu algo notável num dos contos de Sagarana, a descrção da movimentação de auma boiada, em linguagem de prosa, mas usando versos como faziam os cantadores nordestinos no famoso "galope à beira-mar". Eeis a descrição arretada:

"As ancas balançam, e a vaga de dorsos das vacas e touros, batendo com as caudas, mugindo no meio, na massa embolada, com atrito de couros, estrato de guampas, estrondos e baques, e o berro queixoso de gado junqueira, de chifres imensos, com muita tristeza, sadades dos campos, querência dos pastos lá do sertão...".

Acho uma descrição linda. Poesia pura. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 20/12/2017
Código do texto: T6203808
Classificação de conteúdo: seguro