Transparência e caldo de galinha

Sem nenhuma dúvida a decisão da ministra Carmen Lúcia, presidnte do STF, foi acertada. Refiro-me à divulgação dos salários dos juíze de todo o país. Transparência é como caldode galinha, nao faz mal a ninguém. Houve a divulgação e o mundo não acabou. Mais: foi muito bom até para os juízes porque os salarios não eram, em média, aqueles que a imprensa esava especulando.

Em Pernambuco, o salário médio bruto dos juízes é R$ 27.577 mil, e mais penduricalhos (auxílio moradia e alimentação de R$ 3.998 mil. Total bruto do que recbem em média os jupizes pernambucanos: R$ 31.565 mil.

Acho que os juízes devem ganhar bem. Agora, nçao entendo porque só penduricalhos ele deve rceber mais do que o salário m´dio dos professores do ensino médio do estado. Ora, se ambos são pagos pelo estado, ou seja, pelo povo, como aceitar essa distorção? Conheço vários profssores do ensino médio da minha Região, nenhum deles percebe líquido o que recebe de penduricalhos um juiz. Isso é justo? Um cínico diria: nao é o salário do juiz que é alto, mas o do professor que é baixo. Cinismo puro. Isso é uma inustiça gritante, é a partir desse dado que os professores devem lutar. Édegradante. Em nenhum país civilizado do mundo, Suécia, França, Alemanha, Holanda, Estados Unidos..., um juiz ganha dez vezes mais que um professor. Uma pergunta não pode calar: quem é mais importante um profssor ou um juiz? Ambos são importantes, mas é professor quem ensina o aluno que vai ser juiz.

Segundo a ministra, vai haver divulgação dos salários de outras categorias privilegiadas. Mas um juiz rceber de penduricalhos mais do que o salário de umprofessor do ensino médio pé algo que clama os céus. É uma prova cabal que o Brasil é um país cucaracha. Um país que não é sério. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/12/2017
Código do texto: T6202540
Classificação de conteúdo: seguro