I n g r a t i d ã o

Nao dá par segurar e ser condescendente ou desculpar o ingrato. Minha avó, que nunca foi numa escola, sempre repetia um provérbio antigo: "A ingratidão tira afeição". É uma verdade abissal.

Sempre me irrito e perco a paciência com os ingratos. às vezes a ingratião não é comigo, mas me sinto atingido. Não tem jeito: não tolero a ingratidão e nem os ingratos. No meu caderno escolar onde copio frses célebres há uma de Goethe que gosto muito: "Ingratidão é uma forma de fraqueza. Jamais conhecium um homem de valor que fosse ingrato". Outra de Alexandre Herculano: "A ingratidão é o maior de todos os pecados".

Somente quem já fpoi vítima da ingratidão pode sentir o quanto ela dói, entristece e revolta. Ninguém está livre da ingratidão. Ingupem. Pioir, às vezes, os ingratos e traíras estão ao nosso redor. Aí quando eles dão o bote dói muito mais que se fosse de um estranho. O ingrato sente ódio pelo seu benfeitor. É algo irracional, mas um fato. Só Freud explica o motivo.

Um jornalista e professor pesqueirense, o saudoso Potiguar Matos, escreveu uma crônica falando sobre os ingratos. Vou transcrever um trecho:

"A ingratidão feriu o Cristo numa passagem famosa. Curou dez leprosos. só um voltou para agradecer. O ingrato não agradece. Tai. A percepção do benefício gera nele um estranho ódio ao benfeior. Sua pequenez interior se dói com o benefíco recebido. Algupem soprou no ar o balão e inflado, dançando no ar, pobre balão pensando que tem asas! Cessado o sopro, o balão enruga, murcha, rodopia e cai...".

Cuidado com os ingratos, hermans e hermanos, esses escorpiões podem estar ao seu redor, se vacilarem, poke!, eles picam. Juro. INté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 05/12/2017
Código do texto: T6190685
Classificação de conteúdo: seguro