Dom Hélder e a esquecida mão esquerda

Dom Hélder Câmara, cognominado de "O Dom do Amor", um dos maiores nomes da Igreja Católica em todos os tempos, não era somente um pregador crismático e um religioso de verdade. Foi tmbém ótimo escritor. Os livros que escreveu são importaníssimose sefôssemos um país que realmente valorizassea cultura, os livros dele seriam leitura obrigatórianas salase aula. Al´m de bem escritos, esses livros induzem os leitores a refeletir sobre a solidaridade, a humildade, a fraternidade e a razão de nossa presença no mundo. Um desses livrosé"Um Olhar sobre a Cidade". É uma coletânea das crônicas que o saudoso arcebispo lia todas as mnhãs no microfone da Rádio Olinda.

Uma dessas crônicas é "Perdoa, mão esquerda",em que Dom Hélder reflete sobre as pessoas que passam a vida inteira no papel de mão esquerda. São as que de fato ajudam, se sacrificam, mas não aparecem. Vou transcrever alguns trechos dessa crônica:

"às vezes quem faz o papel de mão esquerda é uma tia solteira que mora com a irmã, mae de muitos filhos. Quem trabalha, quem se cansa, quem se mata, muitas vezes, muito mais que a mae dos meninos, é a tia solteironada meninada... Na hora de decidir, não é ela quem fala e decide...

Mais adiante:

"E a história se repete... às vezes, nas repartições, lá estão o Chefe de Seção, o Diretor... São mãos direitas... Mas aí deles se não fosse um funcionário ou funcionária que nem sabe porque trabalha tanto. Éo primeiro que chega e o último que sai... Quando se trata de missão difícil,grita-se por ele. Na hora de aparecer, na hora de louvores, aparecem o Chefe de Seação e o Diretor, as mãos direitas.

"Não é fácil ser mão esquerda. Ajudar a mão direita com entusiasmo, calor, com alma, sem nem por sombra ensar em tomar olugar da mão direita.

Assim como Cristo disse, em relação às esmolas: 'Não saiba tua mão equerda o qu fez a direita'.

"Na vida você se sente mão direita ou mão esquerda? Sente-se mão direita? Tem função importante? Papel de direção? Valo então sua mão esquerda! Saiba que, sem ela, mito do que você faz, não conseguiria fazer...".

Tinha razão Dom Hélder, é preciso valorizar os que estão na posição de mão esquerda, aqueles que realmente se esforçam para que os folgados- que nao enfiam um prego numa barra de sabão - apareçam. Viva a mão esquerda. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 04/12/2017
Código do texto: T6189626
Classificação de conteúdo: seguro