Se fosse possível...

Se fosse possível ninguém comentária nada desagradável, só amenidades, amor, flor, vitórias, progresso... Não haveria relatos de impunidades, exclusão, miséria, dores, sofrimentos, discriminãção... Só temas postivos, mostrando que só há honestidade, ética, igualitarismo... Que vivemos numa Shangri-la.

Infelizmente não é possível, a menos que sejamsos hipócritas. Não, não vivemos numa ilha da fantasia. Mas sim num país absolutamente corrupto, violento e desigual. Não dá prazer disso, mas e necessário. Devemos sempre lembrar as dores dos pobres. Se nao falarmos as pedras falarão. Se não falarmos será covardia, omissão, conivência.

Não se esclarece o povo omitindo a verdade e nem ogando o lixo debaixo do tapete das conveniências. Não se auda o país tergiversando, falando apenas sobre o sexo dos anjose apelando para as muletas da autoajuda. É uma forma de desviar o foco da verdade.

Mais: não se luta contando apenas coisas agradáveis, iludindo, alienando, dando uma de santinho do pau ôco. É desagradavel dizer a verdade? Não. Desgradável, noento, repulsivo e asqueroso é ficar em cima do muro, contando historia da carochinha, bancando o ufanista em compotas. Quem fica em cima do muro e esconde a verdade comete uma covardia abissal.

Cidadania pode até rimar com covardia, mas são antônimos, radicalmente contrários. Cidadania é altivez,covardia é falta de brio. Cidadania é coragem e solidariedade com os que sofrem, covardia é o recurso dos pigmeus da dignidade, dos que optam pela conivência e tomam o caminho da perdição.

Deve-se, mesmo sabendo que isso não conta pontos, que é uma espécie de empata-samba, desagradável, que está cortando o barato das conveniência, que se está censurndo as ilusões dos que preferem acrditar que todos vivemos na ilha da revista Caras, que tudo se resolve com livros de autoajuda, deve-se, repito, dizer a verdade, mesmo sabendo que podemos entrar no indez dos indesejáveis.

Compactuar com a omissão, covardia e conovência com a exploração, humilhação e dores do povo não é só covardia, é imoralidade anticristianismo. Ou a pessoa é verdadeira ou não é. Não interessa se os bonzinhis ~coniventes vão gostar. O que interessa é ser solidário com os que sofrem, nao esuecê-los. Deus está vendo todos nós. Pode-se enganar meio mundo de gente, mas nao se engana a Deus. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/11/2017
Código do texto: T6186179
Classificação de conteúdo: seguro