Xô politicalha

Está havendo por parte da maioria das pessoas uma rejeição radical à política. É um erro crasso, suicida, abissal. Estão cunfuindo política que é uma ciência imprecindível à vida das nações e à democracia, com politicalha. É preciso tentar esclarecer o povo. Brcht dizia com razão: "Que continuemos a nos omitir da política é tudo que os malfeitores da vida pública querem".

Mas foi Ruy Barbosa quem dissecou a diferença entre política e politicalha. já transcrevi esse texto algumas vezes e vou continuar transcrevendo porque é um meio de tentar alertar as pessoas. Escreveu Rui Barbosa:

"A política afina o espírito humano, educa os povos no conhecimento de si mesmo, desenvolve nos indíviduos a atividade, a coragem a nobreza, a previsão, a energia, cria, apura, eleva o merecimento.

"Não é esse jogo da intriga, da inveja e da incapacidade, a que entre nós se deu a alcunha de politicagem. Esta palavranão traduz ainda todo o desprezodo objeto significado. Não há dúvida que rima com criadagem e parolagem, afllhadagem e ladroagem. Mas não tem o mesmo vigor de expressão que os seus consoantes. Qem lhe dará com o batismo adequado? Politiquice? Politiquismo? Politicaria? Politicalha? Neste último, sim, o sufixo pejorativo queima como um ferrete, e desperta ao ouvido uma consonância elucidativa.

"Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam mutuamente.

"A política é a arte de gerir o Estado, segindo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Constitui a política uma função, ou um conjunto de funções do organismo nacional: é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si mesma. A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis. A política e a higiene dos aíses moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada".

Não podemos deixar a politicalha dominar a política. Xô, politicalha. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/11/2017
Código do texto: T6184274
Classificação de conteúdo: seguro