Bem-me-quer...Mal-me-quer*

Pessoalmente nunca tive que fazer uma opção difícil no que tange ao amor, ou seja, decidir entre dois amores, aquela ação que antigamente brincando dizíamos que era preciso escolher com um margarida, tirando as pétalas e dizendo "bem-me-quer...mal-me-quer", talvez até escrevendo os nomes em dois pedaços pequenos de papel e sorteando, ou qualquer tipo de jogo do tira-a-sorte. Na verdade, uma espécie de Escolha de Sofia.

Testemunhei amigos e amigas que tiveram que fazer essa dolorosa opção. Sim, há quem amor intensamente duas pessoas. Mulheres e homens. Ninguém pense que não existe esse tipo de dilema. É difícl, é raro, quase nunca se tem notícia, mas existe. Juro. Que situação, um carinha ter que escolher entre duas moças que ama com a mesma intensidade, ou uma moça ter que escolher entre dois pretendentes que ama com o meso entusiasmo!!!! É uma barra, mas que isso aconte, acontece. E priu.

É claro que nessa opção há algumas variáveis, situação econômica de um dos candidatos ou candidatas, cultura, status, preferência da fampilia e etc e coisa e tal. Mas se a pessoa que vi escolher leva em consideração esse tipo de "variável" não está fazendo uma escolha entre dois amores, mas um negócio. Detalhe: pode entrar nalista de variáveis também a questão da crença, idéias, ideologia, pontos de vista. O que tamabém seria uma imbecilidade, amor é amor, não considera essas minúncias de somenos importância.

Não passei por essa prova. Felizmente. Mas se passasse eu saberia indagar do meu coração quem eu mais amava, se não conseguisse, como não poderi ficar com as duas., podem crer, hermanas e hermanos, eu renunciaria as duas. Jamais escolheria na base do bem-me-quer...mal-me-quer, adivinhação, sorteio. Seria sortear o amor, e amor não entre em negócio e nem sorteio.Seria idel ficar com os dois amores, mas isso é impossível porque amor de verdade não se divide, o lado que cede nesse sentido não é amor de verdade porque trnsaciona o brio e o amor próprio.

Conheço casos em que houve essa escolha dolorosa. Alguns, graças a eus, derm certo, mas conheço outro que quem feza escolha ficou com o mal-me-quer, ou seja, escolheeu errado e quando ercebeu era tarde demais porue inês era morta. É uma barra amar duplamente, amores de verdade.

No mais, não deseo a ninguém esse tipo de escolha dolorosa. Inté.

* Segundo um professor que mora no meu prédio, a planta bem-me-quer se grafa assim com hífen, mas mal-me-quer se grafa malmequer, sem hifen. Discordei da norma. Prefiro isonomia entre as duas.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 11/11/2017
Código do texto: T6168692
Classificação de conteúdo: seguro