Pernmbuco envergonhado e humilhado

Sou pernambucano - com muito orgulho. Adoro Pernambuco, sua hstória de rebeldia contra o arbítrio, seu irredentismo, sua cultura e seu povo. O meu amor por Pernambuco está acima de lado político, idéias, ideologia, crenças e o escambau. Para mim o que fala mais alto é a pernambucanidade.

Infelizmente, ontem, me envergonhei com Pernmbuco e principamente com as suas lideranças, também com o povo (por que negar?). Depois do golpe de 64, o Palácio do Governo foi outra vez invadido, em setores onde fica a Casa Militar, mas no Palácio. Foi ação da Operação Torrentes da PF que envolveu policiais de 10 estados, num totl de 260 policiais, além de 25 servidores da AGU, formando 44 equipes,cumprindo 36 mandados de busca e apreensão, 15 manddos de prisão provisória e 21 mandados de condução coercitiva.

Segundo a imprensa, essa operção de grandes proporções, em numero de policiais parecia com a realizada na Rocinha, visou a desarticular um esquema criminoso de recursos públicos e corrupção vinculados à secretaria da casa militar do estado, crimes de peculato, fraude em licitção, corrupção ativae passiva e associaação criminosa. A corrupção fora efetuada com os 450 milhões destinados à Operação Reconstrução vsando atender às vítmas das cheias no sul do estado.

Nada contra a investigação, prisão e condenção dos corruptos, mas salta aos olhos de qualquer pernambucano de bom sendo e que possui brio que a forma como foi feita essa ação e invasão a setores do palácio do governo parecia o cerco e invasao do palácio em 64, no auge do golpe militar. Foi comouma operação de guerra, daquele tipo que aparece nos países em guerra. Um exagero, poderiam ter feito essa ação de forma mais comedida e sem espetacularizaão. Até quem e contra p governador, meu caso, se sntiu humilhado. Acho que nem no Rio, no caso Cabral, foi feito algo semelhante.

Mas o pior que achei foi o silêncio das lideranças de Pernambuco, frouxas, desmoralizadas, sem brio, indignas do irredentismo da nossa história. Quanto ao govern apenas soltou uma nota pífia. Uma vergoha. Pernambuco foi humilhado, não era necessário esse exagero. Aqui não há guerra. Não ngo que houve corrpção, mas é preciso se preservar a honra do estado, sem essas ações que humilham a terra e o povo. Mas os corruptos devem ser exemplarmente punidos.

No mais, diante de tanta covardia das lideranças, da sociedade e acomodação do povo, que deveriam exigir res´peito e comedimento com o estado, com certeza o Leão do Norte está sem dentes, com cataratanos olhos, dementee cortram seu rabo. E ohino que diz no refrão: "Salve! Ó Terra dos altos coqueiros/ De beleza soberbo estendal/ Nova Roma de bravos guerreiros/ Pernambuco, imortal!Imortal!", pode, caso não haja mais amorpróprio e nem brio, sem cantado assim: ""Salve! Ó terra dos grandes chiqueiros/ delama e monturo infernal/ Nova zona de altos trambiqueiros/ Pernambuco, imoral! Imoral!". Não me conformo em ver Pernambuco humilhado. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/11/2017
Código do texto: T6168100
Classificação de conteúdo: seguro