I a g o

Sempre tomamos conhecimento ou testemunhamos, às vezes somos atévítimas, do podr deletério, maldoso e letal dos traidores, falsos e intrigantes natos. Qual pessoa, por mais precavida que seja, pode ser vítima desse tipo de ser maligno.

Ningupem foi mais perfeito em traçar personagens e interpretar a alma humana que Shakespeare. Ele não se preocupou com o lado social, com as inustiças, centrou sua análise na alma humana, ns sentimentos, principalmente nas tragédias. Para ele o mundo era um imenso palco.

Seus personagns são magníficos, inclusive os heróis (?), mas o que ele fe de mais impressionante foram os prsonagens do mal. Desses o que mais me impressionou foi o Iago, da peça Otelo. Uma fala dele:

"Quero que o mouro me agrade, goste de mim e recompense-me por haver feito dele um astro insigne e perturbado sua paz e quietude até que fique louco".

Um cara totalmente mau, irreversivelmente mau, incrivelmente mau. Um intrigante perverso, maldoso, traidor, péfido e capaz de qualquer tipo de maldade. Ele nao perdoava o general mouro por er nomeado o jovem Cássio para ser intermediário entre ele e Desdemona, a amada dpo general. Sentiu-se preterido, e aí armou um plano para destruir Otelo. Uma vingança maligna. Ele saia que o general havia prsenteado a amada com um lenço de linho, que achava ter poderes miraculosos. Pois bem, Iago começa sua trama fazendo com que o jovem Cássio seja envolvido com ele, beba, diga coisas sem nexo, e vai fuxicando a Otelo, até que consegue, por intermédio e Emília a sua mulher, o lenço, coloca-o nos aposentos de Cássio, delata a Otelo, este ciumento e acreditando na intriga assassina a esposa, seu grande e único amor. Mas a trama é logo descoberta, a mulher de Iago confessa tudo, então o general mouro desesperado e com remorso, sabedor que assassinara sua esposa sem motivo, apunhala a si próprio e cai morto em cima de Desdemona. Iago é preso para julgamento.

Cntando assim, na base do bate pronto, não tem a emoção do enredo, a magia do texto, a força da perfídia que aniquila um grande amor. Otelo é uma peça excepcional.

Iago é um personagem de ficção, mas, cidado, pode ser que a nossa volta, ao nosso redor, existam alguns tipo dessa espécie. Cuidado com Iago, ele é capaz de todo tipo de maldade. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/11/2017
Código do texto: T6166291
Classificação de conteúdo: seguro