A possibilidade da Esperança

Sou um hoem velho,vivido, talvez devido a ser descendente dos caboclos do Ororubá (os índios xukurus) seja desconfiado, cabreiro, meio introspectivo, jogue muito na defensiva, sem as excitações, frenesis e frissons dos metidos s cosmopolitas e saberotos. Sou muito, muito desfonfiado. Mas jamais perdi - nem vou perder - o humor, mesm as stuações mais adversas, inclusiv no que tange a saúde deteriorada.

Não, não sou e nem nunc foi um otimista. Detesto de toda patriotada, do ufanismo, dos surtos de civismo que fazem as pessoas se rasgarem cantando o Hono Nacional, se enrolarem em bandeirs como se fosse fantasia, batendo panelas como se fossem palhaços de circo, urrando slogas induzidos por cúpulas fascistas e de quaisqwuer espécies. Não, não me agrada esses arrancos fakes, é modismo, presepada, factóide. Sim, não nego que participei de alguns movimentos, mas sem vestir fantasia, sem gritar slogans, sem frenesi e, mais, sem acreditar muito e sem levar muito a sério porque tudo que eé feito premeditado tem viés fascista, mesmo sendo movimento de esquerda. Tô errado? Pode ser, mas detesto efeito manada e dar uma de marionete.

Compreendo e admito qu sou alguém pessimista com o meu país. Com todos os políticos, sem exceção, com todos os podres poderes, sem exceção, com todas as classes sociais, sem exceção, com todas as religiões, sem exceção. Vo mais longe sou pessimista até com quem mais adoro: o povo rasileiro.

Cheguei a ponto qe otimismo para mim é algo absurdo, fantástico, surrealista, ficção. Como poderia ser otimista vendo e presenciando tanta ignomínia, covardia e conivência? Não, não aceito pensar e não dizer. Nao aceito o excesso de precaução, acho que ´pe covardia. A mim repugna até as indecisões e manobras do poder udiciário, confuso, dividido, sem rumo. Não aceito que se queira tranferir tudo que de ruim está acontecndo apenas aos Batistas, Como? Se o presidente do conselho consultivo da organização deles foi o hoje ministro da fazenda , o quel confessou, pasmem, que assinou atas fakes do grupo, atas de reuniões que nunca houvram? E aí, comoachar que esse ministro seja hoje o salvador da pátria para as eleites e o grosso da classe média? Devia ser camado pela ustiça para explica tim-tim por tim-tim sua participação no gruo Batista. Mais: a esquerda não tem moral para dar um pio sobre esse ministro porque foi o homem de confianaça do Lula durante seus governos, a ele foi entregue de porteira fechada o Banco Central. Outro ponto: Dona Dilma botou ele no comitê superior dos jogos olimpícos, dando as cartas e ogando de mão. Dilma também trouxe outro banqueiro para seu governo, o Levi mãos de tesoura, só nao fez a msma reforma econômica porque ma parte das eleites e o cenytrão não deixaram e fizeram o golpe. A esquerda não tem, infelizmente, muita moral para falar mal da direita e das elites. Falei apenas num ponto, existem enes pontos que me dão certeza que nao há razão nenhum para ser timista.

Mas se não sou otimista, su um homem de fé e que acrdita na esperança - o sonho do homem acordado, na possibilidade da esperança. Quando estou assim numa crise de desalento releio sempre o texto do professor Rubém Alves, é o que me dá força para acreditar numa luz no fim do túnel:

"Hoje não há razões para otimismo. Hoe só é possível ter esperança. Esperança é o oposto do otimismo, O otimismo é quando sendo primavera do lado de fora, nas a primavera do lado de dentro. Esperança é quando sendo seca absoluta do lado de fora, continuam as fontes a borbulhar dentro do coração. Camus sabia o que era a esperanaça. São suas as apalavras: 'E no meio do inverno eu descbri que dentro de mim havia um verão invencível'. Otimismo é alegria 'por causa de', coisa humana, natural. Esperança é alegria 'a despeito de': cisa diviana. O otimismo tem suas raízes no tempo. A esperança tem suas raízes na eternidade. O otimista se alimenta de grandes coisas. Sem elas ele morre. A esperança se contenta de pequenas coisas. Nas pequenas coisas ela floresce. Basta-lhe um morango à beira do abismo, alegrias sem razões, a possibilidade da esperança".

É tudo que tenho eu e a maoria dos brasileiros - : a possibilidade da esperança. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 05/11/2017
Código do texto: T6162881
Classificação de conteúdo: seguro