Moinho e Ilusão

Não há como discordar: todo ser humano é susceptível à ilusão. Uns mais, outros menos. Em alguns é coisa normal; noutros, quando exageram, pode virar doença. A ilusão necessita (?) de limites. Penso que sem nenhum tipo de ilusão a pessoa se torna fria, distante, insensível e pode se tornar perigosa. Já com iluão em tempo integral perde todo o senso de realidade. Certo? Sei lá. Mangueir, nao sei...

Concordo que o grande perigo das ilusões é quando elas são emoções negativas, perigosas, baseadas na inveja, ressentimento, mesquinharia. A iusão nesse caso vira projeto de vingança e de maldade. Num dos seus sambas mais bonitos Cartola canta: "Preste atenção, o mundo é um moinho/ Vai triturar tus sonhos tão mesquinhos/ Vai reduzir as ilusões a pó".

Realmente o mundo é um moinho, não raro é cruel, duro, inflexível, pode mesmo triturar ilusões mesquinhas. Mas hermanas e hermanos será que o moinho do mundo não estaria triturando apenas as lusões positivas? Não estaria poupndo aquelas ilusões que se transformaram em ódios, ressentimentos, violência e projetos contra o povo, a mãe Terra e o meio ambiente, além de punir com rigor os mais pobres?

Voude samba, "Sei lá, Mangueira!, não sei...". Não sei ´de nada. O que sei é que comecei criticanodo as ilusões era minha intenção quando comecei esta minha maltraçada, mas lembrei que sou um quixotesco matuto, qu nao vivo sem minhas ilusões, que até afmito que sou mesmo meio aluado, sou um véio caduco querendo com uma vassoura de pau derrubar moinhos imaginários. Pardón, me perdi. Sou um escrevo da utopia. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 04/11/2017
Código do texto: T6162524
Classificação de conteúdo: seguro