Lembrando o Padre Vieira

Sei perfeitamente que lembrar os pensadores antigos é algo encarado como inoportuno, demodê e, de certa forma, incômodo. Mas não ligo para isso, até porque não tenho compromisso com a moda e nem com qualquer tipo de agrupamento político, empresarial, religioso, com nada e ninguem, a não ser com Deus. Tô me lixando para os podres poderes e para o que é considerado de bom tom,leve e light, autoajuda, conversa mole e enrolação. Digo o penso, se não disser adoeço.

Por iisso resolvi incomodar lembrando trechos de um sermão do Padre Vieira, sermão esse que cai como uma luva para dissecar o Brasil atual onde a enrolação, a covardia, a corrupção e falsa moral dão as cartas de joga de mão. Disse Vieira:

"O ladrão que furta para comer, não vai nem leva para o inferno: osque vão e tamabém levam sao os ladrõs de maior calibre e de mais alata esfera. Não são só ladrões os que roubam bolsas. Também são aqueles que governam províncias e cidades, pois roubam e despojam os povos. Enquanto os primeiros são castigados, s outros roubam e castigam... Diógenes, sábio grego, ao ver ministrantes da ustiça com uma grande tropa, levar à forca dois ladrões, gritou: 'Já vão os ladrões grands enforcar os pequenos!'". Mais adiante: "Do cabo da Boa Esperança para cá - referindo-se ao Brasil - conjuga-se igualmente overbo furtar por todos sos mosos. Furtam pelo modo indicativo, indicando os caminhos do poder abarcar tudo, pelo modo imperativo, porque ordenam o furto, pelo modo infinitivo, porque não tem fim o furtar com o fim do governo". E continua enfatizando que furtam em todas as pessoas: "A primeira é a sua, a ds donos do poder, a segunda de seus auxiliares e a terceira para o seu interese. Furtam no presente; no passado porque perdoam dívidas que interessa; no futuro porque empenham rendas, antecipam contratos. Não escapam os tempos perfeito, imperfeito, mais que perfeito, pois furtam, furtaram e furtarão e haveriam de mais furtar se mais houvesse". No final Vieira conclui com uma petgunta qe não pode calar: "Como aceitar o fato de não só vermos os ladrões conservados nos lugares onde rubam senão depois de roubarem serem promovidos a postos mais altos?".

Não é preciso desenhar. Com certeza vão proibir os sermões do Padre Vieira, é subversivo, atenta contra os interesses do sistema, não stá de acordo com p pnesamnt neoliberal e também da esquerda bundona. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 04/11/2017
Código do texto: T6162022
Classificação de conteúdo: seguro