A DESCOBERTA DA AMORZADE

Colaborando com meu amigo Aurelio,

que tal adicionarmos AMORZADE ao

dicionário? É um sentimento que existe...

AMORZADE: Amor feito de amizade...ou amizade feita de amor...

Osculos e amplexos,

Marcial

A DESCOBERTA DA AMORZADE

Marcial Salaverry

Pedindo licença aos dicionaristas, acredito que esse termo já deveria ter sido incorporado aos nossos dicionários, pois é um sentimento que já existe de longa data. Podemos simplesmente sentir amizade por alguém. Como podemos sentir amor. Ou ambos...

Amizade e Amor são sentimentos quase interligados, eis que podem funcionar separadamente, pois podemos ser amigos mesmo sem amar, como podemos amar sem que haja amizade. Parece meio esquisito mas ocorre muito. Existe aquele sentimento de amor, de paixão, de desejo, mas a amizade só poderá surgir com a convivência.

Frequentemente sentimos uma amizade muito especial por alguém. Por razões inexplicáveis, essa amizade extrapola os limites do que seja apenas o sentimento de amizade, mas por razões diversas, não chega a ser o Amor, aquele amor envolvente, apaixonado, que nos faz desejar a presença da pessoa amada a nosso lado. De uma certa maneira, pode-se dizer que amamos esse alguém, mas é um amor diferente, na verdade, é carinhoso, gostoso, mas não tão exigente quanto o amor, é assim que existe a Amorzade.

Assim, amorzade é algo mais do que amizade, mas não chega a ser amor. Envolve um sentimento de afeição, de carinho, gostamos de conversar, trocamos idéias, confidências, sentimos saudade quando se afasta, mas não estamos apaixonados. Ficamos felizes quando as sabemos bem. Torcemos por sua felicidade. É um amor que não chega a ser amor, portanto, AMORZADE, e não se fala mais no assunto.

Muitas vezes criaturas que se viam constantemente, só descobriram que se amavam após uma longa amizade e é esse sentimento que realmente conta, como também pode ocorrer em relacionamentos duradouros, descobrir que aqueles que se amavam, acabaram descobrindo ao longo da vida, tantas afinidades, que ficou um amor mais do que amor, um amor também de amizade, e é conjunção de sentimentos que "fabrica" os felizes relacionamentos duradouros.

Além de amor e amizade, e de amorzade, claro, existe outro sentimento muito forte, que é a paixão, e que geralmente é efêmera. A paixão dura o tempo exato em que dura o desejo, contudo, quando é forte o suficiente para se transformar em amor, fica bom demais, devendo ser vivido enquanto durar a força do sentimento.

A paixão, o desejo, o sexo, podem ser oferecidos, e até vendidos, mas o amor é sentido aos poucos. Vem surgindo lá de dentro. Não se ama quem se quer. Ama-se a quem se ama. Um erro em que muita gente incorre, é querer "conquistar" o amor de alguém. Pode-se CONSEGUIR ser amado (a) por alguém, desde que o sentimento seja recíproco, e esse é o grande segredo do Amor. Ele, ao contrário da Paixão, não pode ser unilateral, e justamente por isso não é "conquistado". Ele é doado e recebido. E essa troca de sentimentos é que forma a base de tudo.

Por outro lado, existe uma forma universal de amar, que não implica no fato de que se ame a um certo alguém. É um amor mais abrangente, mais generalizado, mais generoso, e esse amor é a amizade, ou a amorzade. É um tipo de relacionamento onde existe apenas o bem querer, o desejo de felicidade. Se a felicidade for conseguida ao lado de outrem, tudo bem, a amizade persistirá, e por vezes mais forte ainda.

Bem, resta definir mais uma coisa, quem amamos, é a pessoa amada. Aqueles por quem temos amizade, são nossos amigos. E por quem temos Amorzade? Serão nossos amorzidos, ou amorzigos? (não se trata de amor em um jazigo)...Descobri, se estamos de namoro, somos namorados. Se estamos de amorzade, seremos amorzados... E não se fala mais no assunto...

E com muita amorzade no coração, desejo a todos UM LINDO DIA, tendo ou não seu amor, ou seu amorigo ao lado, conforme o poetrix escrito por um poeta muito amigo meu...

"Amizade é quase amor,

Amor é quase amizade,

Bom mesmo é Amorzade...

Marcial Salaverry"

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 01/11/2017
Código do texto: T6159187
Classificação de conteúdo: seguro