Fraude: Regra geral?!!!!!!

Li, estarrecido (se é que ainda há algo no país que nos estarreça), no jornal Valor,hoje, que a Polícia Federal deflagrou uma nova fase da Operação Turbocred, destinada a combater desvios de verbas públicas por meio de fraudes no financiaento agrícola operado pelo Banco do Brasi.

APF estaria realizando mandados busca e apreensão, acho quetamabém prisões de envolvidos, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso. Espírito Santo e Goiás.

Segundo a investigação foi detectado propinas a funcionários por meio de cnta-corrente em ome de "laranja". Essa operção cobre o período de 2012 a 2015. Mas o que acho mais grave é que, segundo a análise, de cada dez operações realizadas, nove eram fraudadas. Em resumo: 90%era fraud, só 10% eram corretas, ou seja, a fraude era quase generalizada, o correto era exceção, o errado, a fraude,éra egra geral.

Trata-se de algo fora de série. Acho que nunca,a jamais, em tempo algum houve algo assim tão absurdo. Pelo menos não tenho notícia. Fui bancário por mais de 30 anos, trabalhei todo esse tempo no crédito rural de um banco oficial, o BNB, e houve alguns créditos irregulares, maus pagadores e mesmo financiamentos sem a devida cautela, mas casos isolados, acho que nunca chegou a 1%, comprometindo de funcionário era algo raríssimo. Quase impossível. Por quê? Porque o banco, além de ter muito cuidado na supervisão dos funcionários tinha ainda uma auditoria competente, capaz de detectar qualquer tipo de anormalidade. Assim, se realmente se comprovar esse absurdo rlatado pelo jornal, é porque houve não apenas desonestidade de funcionários, mas da auditoria e da direção do banco. Houve um sistema que pôs em funcionamento essa fraude avassaladora.

Não poderia haver para o BB uma notícia pior que essa, é algo que enlameia o banco, mas é preciso que se apure tudo tim-tim por tim-tim. Enão só nos estados citados, mas do Oiapoque ao Chuí. Sei que pode ser verdade, mas ainda fico estarrecido, não é algo fácil de aceitar que de cada dez operações realizadas, nove eram fraude. É o fim da picada. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 31/10/2017
Código do texto: T6158660
Classificação de conteúdo: seguro