Caetano: "Mais que nunca é preciso cantar!"

Segundo Caetano, foi a primeira vez, depois da redemocratização, que foi proibido de cantar, antes isso só ocorrera no período da ditadura militar, quando chegou até a ser preso e exilado.

O absurdo aconteceu porque ele iria fazer ontem, untamente com Criollo e Emecida, um show numa ocupação do MTST - Movimento dos Trabalhadores sem Teto, em São Bernardo do Campo, em São Paulo, show que há dias fora anunciado. Mas no dia do show, a pedido da prefeitura do PSDB, uma juíza concedeu uma "liminar" proibindo o show, argumentandeo, pasmem, falta de segurança. A prefeitura colocou logo barreira para impedir que o caminhão do show e dos equipamentos chegasse ao local,uma operação de guerra nos moldes tradicionais para proibir um show, um atentado à Constituição, à liberdade de exprssão e ao bom sendo. Uma burrice monumental, total, abissal. Uma intolerância, truculência, medida fascista.

Caetano disse que se sentiu proibido, que aquilo fora uma medida destinada a impedir uma manifestação artística. Disse mais, lembrando uma música linda de Binicius de Morais: "E, mais que nunca, é preciso cantar!". Poderia ter lembrado seu conterrâneo Castro Alves: "A praça aé do povo como o ceu é do condor", e praça não necessariamente tem que ser o que tem banquinho, carramachão... Praça é onde tem povo reunido. O acapamento possui oito mil famílias. Que insegurança ahaveria para o show? Caetano iria se solidarizar com eles. Disse até que uma das músicas que iria dedicar aos sem teto seria Gente, aquela que diz, "Gente é para brilhar e não para morrer de fome!". Acompanhando Caetano, além de Criiollo e Emicida, estavam as atrizes Sonia Braga, Letícia Sabatella e Alline Morais, além da cineasta Marina Person, e da sa espoosa do cantor e compositor, a produtora Paula Lavigne.

Mas vamos ao resultado do ato de intolerância: como toda medida burra e fascista ela não impediu o principal, o ato político, o cantor acompanhado pels atrizes, cineasta, os cantores e sua esposa, compareceram ao acapamento e fizeram um ato público, algo mais importante que o show, um ato que desmoralizou a medida intolerante, fato que etá na imprnsa de too o mundo colocando o Brasil como um país que persegue a cultura e os movimentos de massa.

Que fique claro que Caetano vai fazer esse show, e vários outros. A truculência e a intoler^ncia jamais calarão a cultura e o sentimento de liberdade. Vica Caetano Veloso,´é agora mais um menestrel da liberdade. O Brasil está acordando. Esse líder do MTST, Boulos, está nos dando a certeza que está surgindo no país uma grande lideranaça séria, corajosa e comprometida de verdade com os mais pobres. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 31/10/2017
Código do texto: T6158229
Classificação de conteúdo: seguro