Olympe de Gouges

A Revolução Francesa foi a mãe de todas as revoluções. Ela rompeu com um sistema arcaico, injusto, ocioso e absurdo. Instituiu uma nova ordem que tinha como lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade". Conseguiu enquanto durou grandes avanços e demonstrou que o povo é capaz de se rebelar e fazer a história. Fez a Declaração dos Direitos dos Homens, fez com que todos virassem cidadãos. Mas, como quase todo movimento de massa, não tinha unidade e descambou para a divisão e posteriormente para o arbítrio e o terror. A liberdade começou a fazer vítimas. Uma delas foi Manon Rolland que antes de ser guilhotinada disse: "Ó liberdade, quantos crimes são cometidos em teu nome!". Mas ela não foi a primeira mulher a ser guilhotinada, antes dela houve mais duas.

A primeira foi Maria Antonieta, a Rainha. E a segunda foi Olympe de Gouges, uma dramaturga, ativista política, escritoa e libertária. Ela participou ativamenteda Revolução, mas logo notou que as mulheres não eram consideradas cpom igualdade. Fooi quando escreveu um texto "A Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã", que ironiava a Declaração dos Direitos do Homem, ela ironizava o artigo X desse documento afirmando que se a mulher tinha o direito de subir noi cadalso, ela igualmente tinha o direito de subir numa tribuna. Depois ainda escreveu uma peça denunciando a situaação das mulheres. Foi acusada pelos lpidres da Revolução, no momento os jacobbinos, de escrever obra girondina e atentatória às bandeiras da Revolução. Foi julgada, ela a´rópria fez a sua defesa, mas foi condenada a morte. No cadafalso, a cabeça exposta à guilhotina, ela ainda conseguiu gritar: "Filhos da Pátria, vocês vingarão minha morte!". Mas fi esquecida.

Dela só havia, até duzentos anos depois de sua execução, uma frase de contentamento excamada pelo procurador-geral da comuna de Paris, um tal Pierre-Gaspard Chamett, sem dúvida um grandíssimo covarde e canalha, ele disse: "Lembrem-se dessa virago, dessa mulher-homem, a impudente Olympe de Gouges, que foi a primeira a instituir sociedades de mulheres, abandonou os cuidados e seu lar, quis fazer política e cometeu crimes (...) Todos esses seres imorais foram aniquilados pelo ferro vingador das leis (...) Nós qeremos qe as mulheres sejam respeitadaseé por isso que nós as forçaremos a respeitarem a si mesmas". Um pensamento que ainda encontra, infelizmente, eco dentre os fascistas.

Olympe precisa ser lembrada como mártire como exemplo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/10/2017
Código do texto: T6156692
Classificação de conteúdo: seguro