Recordando Dom Hélder

Um dos meus livros de cabeceira é "Um Olhar sobre a Cidade", uma coletânea de crônicas de Dom Hélder Câmara. Tenho esse livro há 40 anos. Sempre que tenho uma crise forte de asma, depois que ela passa, ainda tremendo que nem vara verde devido aos remédios, leio uma das crônicas, não escolho, abro e leio, qualquer uma. Foi o que ocorreu hoje à tarde. Depois que Madame asma foi embora eu um texto do Dom do Amor, e achei tão atual para o momento qwue vivemos que resolvi transcrevê-lo nesta espaço do RL, acho que as hermanas e hermanos vão concordar comigo. Eis a crônica:

D e s p e r t a r

Dom Hélder Câmara

"Despertar é bom, quando se teve um sono reparador e as perspectivas do dia que começa são tranquilas e felizes.

"Despertar é horrível, quando se sai do sono para um pesadelo de olhos abertos: ou por sofrimento físico, ou pela necessidade de enfrentar problemas e situações desagradáveis e sem solução.

"Que alegria ter fé e, na hora exata de despertar, oferecer as primícias do dia ao Criador e Pai.

"Que felicidade, despertar cedinho! Despertar com o canto do galo e ainda ajudar os galos a despertar a aurora!

"Se eu pudesse, faria o inverso de despertar - faria adormecer os insones, cansados de tentar conciliar o sono, contando as horas, madrugada a fora...

"Despertaria com todo gosto, qualquer um, para dar notícias felizes! Notícias que sejam melhores que os melhores sonhos!...

"Há pessoas que dão um trabalho terrível para despertar. Despertador para elas não adianta, quase eé preciso jogá-las fora da cama.

"Mas há enfermos que é preciso despertar de maneira suavíssima.

"Já despertaram alguma vez ao som de caixinhas de música!?...

"Mas nem só de sono físico é preciso despertar. Há sonos que clamam por despertar urgente. Criaturas que estão alheias aos grandes problemas humanos e têm, no entanto, ineligência bastante para entender a problemática de hoje, e seriam capazes de ajudar a descobrir caminhos, claro que precisam despertar...

"Há quem tenha rolado para o fatalismo, para o desencorajamento, para a desesperança... Sonos terríveis! Mas quem não sente que é dever humano e cristão despertar destes sonos!?...

"E quando alguém se instalou na vida; entrou na engrenagem; se inseriu, de cheio, na sociedade de consumo, esquecendo ou fazendo tudo para esquecer verddes incômodas que fariam abrir os olhos, despertar?...

"Pode parecer crueldade. Mas é amizade fraterna entar despertar deste sono enganador. Só que é difícilimo despertar deste tipo de sono, cheio de sonhos de grandeza sempre maior, de conforto sempre maior, de gozo sempre total.

"Um grande e querido amigo - uma das maiores figuras humanas que encontrei na vida - disse-me que quando lhe perguntavam pela profissão, o ímpeto era responder: Despertador!... Gostaria de atravessar a vida despertando o maior número possível de sonos enganadores, de sonos maus, de sonos perversos, todos se reduzindo ao sono cruel do egoísmo...

"Quem sabe, dentre os que me lêem já há quem tenha e exerça avcação de despertadores!... Mas, quem sabe, dentre os que me lêem, a graça de Deus suscitará em muitos o desejo de passar pelo Mundo ajudando pessoas e Comunidades inteiras a despertar! Tdo dentro do mais pa´cífico e construtivo dos propósitos: o de ajudar a construir um Mundo mais respirável, mais justo e mais humano...".

Viva o Dom do Amor. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/10/2017
Código do texto: T6155963
Classificação de conteúdo: seguro