Gael e Clara: a ficção pode prejudicar

Sou um sujeito que gosta de assistit às boas novelas. Assisti quase todos os capítulos de "A Força do Querer". Gostei muito, só achei o final meio morno e prevísível. E uma certeza: a polícia só vence de verdade os traficantes nas novelas.

Agora estou assitindo ao novo folhetim global: "O otro lado do Paraíso". Estou achando muito bonita, os cenários são arretados, de tirar o fôlego, mostra outro Brasil. As músicas são lindas, o tema de abertura aé arretado: "Bumerangue Blues", de Renato Russo. colocam tamabém uma múica de Milton Nascimento, na voz de Elis, que é um achado, "Morro Velho". No momento estou achando que os atores mais velhos estão arrebentando, caso de Lima Duarte, Marieta Severo, Fernanda Montenegro e Glória Pires, além de Juca de Oliveira que faz um tipo fascista exemplar.

Mas há algo na novela que me está deixando preocupado. São as repetidas agressões do personagem Gael, um jovem maluco e violento, a esposa, uma ovm chamada Clara. São espancamentos, surras, agressões, algo que revolta. mesmo sendo ficção. Tudo bem, na certa a intenção do autor da novela seja advertir que existe esse tipo de anormal e covarde. Sim, existe na vida real. Mostrá-lo a vivo e a cores na novela das nove poderia ser uma forma de denunciar esse tipo de casos, talvez até tentar evitá-los. Torço para isso. Mas, porém, contudo, todavia, não obstante como dizia um profssor meu quando queria contestar algo, esses espancamentos covardes podem gerar o contrário, ou seja, alguns anormais e covardes que stão enrustidos sem agir, começarem a espancar as mulheres porque viram na tevê as cenas. Então, caso eu esteja certo, a novela pode induzir e incitar a violência contra as mulheres.

É claro que posso estar errado, estar vendo chifre na cabeça de cavalo, que hoje há leis duras, a Maria da Pena aé ma delas, que a novela está apenas advertindo. Mas quem é vivido, conhece as coisas, tem notícias quase diárias de violência e sabe o quanto a tvê pode atiçar os maus, fica cabreiro. Eu prferia que as cenas de violência em que o Gael agride Clara fossem apenas uma espécie de sugestão e não explícitas. A mente dos maus e dos covardes é um perigo.

No mais, fico com raiva de quem agride mulher até na ficção. Acho que um homem que agride uma mulher é um covarde. Admito que há os loucos, mas por que não agridem outro homem, não rasgam dinheiro e não ficam batendo com a caeça num poste? Fico por aqui. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/10/2017
Código do texto: T6155719
Classificação de conteúdo: seguro