Nem tudo é crônica

Confesso que sou um forçador de barra contumaz no que tange ao enquadramento das minhas maltraçadas na seção correta. Enquadro tudo como crônica, mesmo sabendo que boa parte não é crônica.

Mas, hermanas e hermanos, acho sinceramente que é tênue a diferença entre crônica, artigo, "causos" e pequenos contos. Como não sou especialista em piroca nenhuma da literatura, simplifico e boto tudo na seção crônicas, acho que fica mais prático e mais cômodo, tanto para mim como para quem tem a caridade de ler meus pobres escritos, já sabe Dartagnan só bota suas maltraçada como crônicas. E priu. Difo maltraçadas porque era assim que Odorico tratava seus improvisos escritos.

Quero deixar bem claro que respeito e admiro todos aqueles que seguem as normas e que sabem distinguir crônica de arigo, de causo, artigo e pequeno conto. Grante parte dos participantes do Recanto sabem fazer a distinção e possuem conhecimentos literários. Invejo-os.

Só estou entrando neste assuntio por causa de um sujeito de Arcoverde, professor, acho que de lieteratura, ele reclamou que eu estaria colocando artigos, causos e contos como crônicas. Ele tem obsessão pela forma, se prende muito a miudezas estilísticas e quer que pobres mortais sem instrução completa e conhecimentos literários tenhamos os meus cuidados. Quando ele fez a reclamação eu ri tanto qe engasguei, tomei logo uma cafungada da bombinha de asma porque quando rio muito a danada da asma bate.

Depois de rir e tossir paca, eu disse a ele que isso era missão impossível porque eu não sabia fazer a distinção e nem queria fazê-la. E fui mais fundo na justiificativa: - Bicho, fazendo asssim as maltraçadas e enquadrando-as como crônicas só bno RL já fiz mais de duas mil e quinhentas maltraçadas, e você com todo esse requinte estilísticoe conhecimentos ainda não fez uma só crônica, nem em sites, nem nos jornais do interior e nem em canto nenhum. Da sua lavra só saiu o mestrado que o senadinho diz que foi chupado da internet e mascarado por um sujeito da Universidade. Devo ter arrumado um intrigado. Além de grosso eu fui dizer uma verdade incômoda.

Sou um caso perdido. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/10/2017
Código do texto: T6153162
Classificação de conteúdo: seguro