Lula e Dilma

Sou insuspeito para fazer críticas aos dois porque além de votar neles, fiz campanha da maneira que me era permitido pelas minhas limitações físicas. Não me arrependo. Detalhe: nunca fui correligionario incondicional, defendi o governo deles, principalmente os avanços sociais, interiorização da universidade, Transposição do São Francisco, Mais Médicos, Minha casa minha vida e tudo aqulo que foi feito para dar oportunidade aos mais pobres e retirar mlhões da miséria absoluta. Sou de uma região que foi realmente beneficiada pelos governos petistas. Mas, por outro lado, quem me conhece sabe que sempre discordei da política econômica desses governos. Fz isso nos jornais do interior que escrevo, na rádio, no meu blog (desaqtivado) e aqui no RL. Nunca engoli o fato de nesses governos os bancos terem ganhado tanto dinheiro, nem da priridade que deram o capitalismo selvagem. Mais: passaram 13 anos no poder e não tentaram por ordem na questão da mídia, nem deram força para se criar pelo menos um jornal, como fez Getúlio com o Ultima Hora.

Mas o que me doeu muito hoje foi uma notícia que saiu nos jornais e na internet sobre uma entrevista que Lula deu ao jornal espanhol "El Mundo", onde numa das perguntas da repórter elediz textualmente que Dilma traiu o eleitorado. Como soube primeiro por telefone, um primo direitista, fui procurar, realmente saiu nos jornalões do PIG, não me dei por vencido procurei na imprensa internacional e achei, inclusive na p´pagina do Instituto Lula. Vou transcrevr o trecho que lamentei, quando ele diz que ela cometeu dois erros, afirmou: "o primeiro deles foio 'exagero nas polítics de desoneração às grandes empresas. O estado deixoude arrecadar para devolver aos empresários. Em 2014 saia mais dinheirio que entrava. Entre 2011 e 2014 se deixou de arrecadar 428 blhões de reais ( 114 bilhoes eu euros) e quando Dilma tentou acabar com esse auxílio o sendo não permitiu. O segundo errou ocorreu quando a presidenta anunciou o ajuste fiscal e traiu o eleitorado que a elegeu em 2014 que havia acreditado queos gastos seriam mantidos",

Vejam bem, eu e quem seguia as esquerdas, todosd que defendemos os avanços sociais, disocrdamos do ajuste, aquele que ela chamou o Levi (maos de tesoura) para fazer os cortes, uma política econômica antipovo. Só que o PT e o Lula não disseram no ato que aquilo era traição. Ficaram calados. Dizer agora além de usar uma palavra pesada e deselegante, é muito cômodo. Errou Lula, faria melhor ter feito a crítica de outra forma, inclusive como autocrítica dele e do PT.

Sou um homem velho, eu venho do tempo da luta contra o golpe de 64, vivi toda essa época, combate à ditadura, diretas já e o escambau. Nao sou petista e nem de partido nenhum, mas tenho minhas idéias, e mais que idéias detesto esse tipo de critica atrasada e fora de hora. O momento foi quaqndo ela anunciou Levi e o pacote. Pegou ma, Lula. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/10/2017
Código do texto: T6151030
Classificação de conteúdo: seguro