Marqueteiro em compotas

Era 1988, começo da campanha eleitoral, eleições municipais. Eu tinha um conhecido, locutor da rádio, um cara muito vivo e que aproveitava essa época para faturar um dinheirinho extra fazendo publicidade para os candidatos especialmente a vereador, ele gravava fitas cassetes, tnha uma boa voz e conhecia um pouco de política e era muito procurado. Um dia pintou na rádio um sujeito do sertão que era candidato pela primeira vez a vereador e encomendou uma fita.Pagou logo 50% do valor e disse que com 15 dias vinha buscar a fita e pagaria po restante. O locutor ficou satisfeito, a grana era alta, mas aí ficou sem saber como fazer o texto. Ficou nervoso e um dia de sábado, de manhã, eu estava comendo meu cuscuz com leite e tomando café quando ele chegou aflito, faltavam três dias para entregrar a fita e ele não conseguira redigiro texto para gravar. Pediu por tudo no m mundo que eu fizesse um texto qualquer para ele não ficar sujo com o sujeito do sertão. Nao nego que fiquei com um pouco de pena, mas esse ssujeito aprontara uma comigo num programa de rádio, como sou meio rouco ele me apelidou no ar de bode rouco. Era hora da forra. Perguntei o nome do candidato, era Toinho Dutra;profissão, dono de banca do jogo do bicho; cultura, mobral, só assinava o nome e cohecia o sistema do jogo do bicho. Número do candidato, 25618, era do PFL (partido que eu detstava). Fui para a Olivetti cansada de guerra e mandei brasa, nem rascunhei:

"Eu hoje acordei triste, muito jururu, porque os pobres da nossa terra estão sem um verdadeiro vereador na câmara. Mas, meu povo, de repente me lembrei que Toinho Dutra é candidato. Éa nossa esperança, um homem honrdo que vive do seu trabalho, pai de família exemplar, religioso não perde ma missa, moralista, se eleito vai ser muito nom para nossa terra. Onúmero dele é vinte e cnco seiscentos e dezoito, vinte e cinco seiscentos e dezoito. Fica fácilde lembrar, 25 é vaca, quem não gosta de leite de vaca? Seis sé cabra, um leitinho de cabra dásustança aos nossos filhos e dezpito é porco, quem não gosta de carne de porco? Vinte e cnco seiscentpos e dezoito, é milhar de cachorro, dzoito é dezena de cachorro que é o melhoramigo do homem. Lembrem-se vinte e cinco seiscentose dezoito (e repetia uma meia dúzia de vezes)".

O locutor ficou radiante, adorou porque eu aproveitei o jogo de bicho. Gravou, pasmem, com fundo musical da Sinfonia 40 de Mozart com Valdo de los Rios. O candidatoadorou também, pagou po restante, o locutor quis dividir comigo mas nao aceitei, ele então me mandou um queijo do reino Borboleta eum litro de uísque. Fiquei rindo, sabia que ia dar efeito contrário.

Errei, a fita fez sucesso, o cara não foi eleito por causa de três votos, mas ficou muito satisfeito. Não fiz outras fitas, sbastou essa para eu saber quer sou um marqueteiro em compotas. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/10/2017
Código do texto: T6150175
Classificação de conteúdo: seguro