Assassinato de Neruda e mídia parcial

No dia 08/11/2013, o jornalão do PIG, Folha de São Paulo, colocou uma matéria leviana e parcial com o seguinte título: "Pablo Neruda não foi envenenado pela ditdura chilena, revelarm exames", e esclarcia frenética, excitada e num frisson danado: "O poeta e Prêmio Nobel não foi envenenado pela ditadura de Augusto Pinochet, em 1973, mas de câncer na próstata...". Estava mentindo, sendo parcial, porque o exame foi feito apenas por um perito e o juiz que investigava o caso Mário Carroza (diferente daqui lá sempre existiu juízes dspostos a ir fundo nos crimes da ditadura) não se convenceu e continuou buscando desvendar o caso. Agora, graças aos seus esforços, uma equipe de peritos integrada por especalistas do VCanadá, Estados Unidos, Dinamarca, Espanha e do Chile, após exuativos exames, concluiram que Neruda não morreu de câncer na próstata coisa nenhuma. Ficou eliminada essa possibilidade,vão continuar os exames, mas a probalidade maior é que tenha sido, claro, envenenado pela ditadura de Pinochet, o juiz sempre levou em consideração a afirmativa do motorista de Neruda de que ele piorara depois que aplicaram uma injeção no seu abdome.

Como fica, não só a FSP mas toda a imprensa parcial e sem-vergonha do nosso país que deram uma notícia absolatamente parcial,sem concusão, mas cujamanchete eliminava totalmente a possibilidade de envenenamento, dando como favas contadas que Neruda morrera de câncer na próstata. Dá para se ter respeito por uma imprnsa dessa? Vale lembrar que várias empresas jornalísticas do Brasil forneciam, nos tempos sombrios da ditadura, vans para os órgãos de repressão efetuarem operações e transortarem presos políticos para os porões do Doi-Codi onde eram torturados e assassinados, depois transportados seus corpos para serem enterrados como clandestinos, em lugares desconhecidos.

Preferiram esses jornalões isentar Pinochet, um ditador sanguinário que trminou seus dias condenado por tortura, assassinato e por ser ladrão. Foi otalmente execrado pelo Chile, fato que naçao aconteceu com os ditatores do Brasil qu foram coniventes e permitiram as torturas e assasinatos de presos políticos. O Chile merece respeito.

Por fim, Neruda permanece um ícone da poesia, da liberdade e da lutapor uma sociedade usta e igualitária, enquanto Pinochet figura na história apenas como um ditador perseguidor, torturador, assassino e ladrão. Vica a emmória de Pablo Neruda. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/10/2017
Código do texto: T6149588
Classificação de conteúdo: seguro