Dixi bom, dotô Renan

Na minha terra natal, Arcoverde, a chamada Porta do Sertão pernambucano, onde nasci e vivi mimha infância e adolescência, havia um sujeito muito popular que todo mundo chamava de Zé Véio, ele só vivia bêbado, era udenista até à medula, mesmo sem entender patavina de política, assinava ao nome quase na marra, mas como era fã do chefe da UDN, o deputado Airon Rios, grande orador, seguia o partido do lenço branco. Acompanhava e vibrava em todos os comícios da UDN e quando Doutor Airon falava ele ficava excitado, frenético, num frsson danado e de vez em quando, no decorrer do discurso do deputado, urrava: - DIXI BOM. DOTÔ ERON! Disse era dixi e Airon era Eron. às vezes interrompia tanto qe o orador parava o discurso e dizia pelo microfone: - Meu amigo, mão interrompa tanto porque você está prejudicando meu raciocínio. Zé Véio pensava que era elogio e aí era que gritava o dixi bom, dotô eron.Nunca esqueci isso, sempre recordo aqueles comício e os gritos de Zé Véio.

Foi disso, juro, que me lembrei quando vi na internet a postagem de Renan Calheiros, na certa ironizando uma declaração da Procuradora Geral da República, Raquel Dodge, que afirmou que Geddel (o apelidado BVoca de Jacaré ou Babel) era o líder de um grupo criminoso. Fiquei surpreso, confesso, porque Boca de Jacaré é mesmo participante do grupo criminoso, inclusive no entendimento da própria PGR, no tempo do Janot, ele denunicou o grupo, mas nãoapotou Geddel como o chefe. Na verdade, apesar da periculosidade, Geddel é mais pau-mandado, não é líder, não tem estofo para isso, ele não lidera Temer, nem Padilha, nem Moreira, nem Cunha, nem Jucá, nem... Renan. Este sabe das coisas, é PHD na matéria de saber uem é quem nessa trama sinistra. Por isso postou nas redes a gozação: "Engraçado... Nunca soube que Deddel era o Chefe. Para mim, o Chefe era OuTro (boto o tê maiúsculo, numa referência óbvia ao verdadeiro "capo")".

Nada contra a procuradora, mas ela deveria chamar Renan para sondar quem é mesmo o verdadeiro líder da organização criminosa. Digo isso porque até as placas de coca cola, os postes de luz e Eremildo, o idiota , sabem quem é o tê sugerido por Renan e, pior, concordam com ele. Renan apenas disse, como diria Nelson Rodrigues, o óvio ululante.

No mais, nunca pensei que fosse elogiar Renan, mas vou plagiar Zé Véio o bebão da UDN: - DIXI BOM, DOTô RENAN!

Crianaça anão verás país como este!, Renan botando o dedo na ferida. Ah, Brasil. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 20/10/2017
Código do texto: T6148282
Classificação de conteúdo: seguro