F a l s i d a d e

De todos os pecados e canalhices que não são, às vezes, totalmente execrados, chega-se, não raro, a ser relevados, esquecidos e perdoados, o que me causa mais asco é a falsidade. Entendo que é um desvio, infração, delito e renúncia ao caráter, é uma agressão à honra, à dignade, à moral e aos bons costumes. Afalsidade me espanta, aturde e, claro, revolta.

A falsidade é a negação total da personalidade e do caráter, Concordo que os traíras, traidores, dedos-duros e toda essa cambada de safados as que traem a confiança de quem os acolheu como amigos, são execráveis. São os mais evidentes.Mas esses sempre deram bandeira, so confiou neles quem era ingênuo demais. Foram sempre vstos como não-confiáveis, como se tivessem uma tatuagem ferrada na testa escrito a ferro em fogo "traíra e safado". A traição deles não surpreende tanto, embora seja imperdoável.

Mas acho muito pior a falsidade praticada por quem nunca esperamos, por quem condiderávamosamigo, companheiro, camarada, gente da melhor qualidade e confianaça. E esse tipo de traição acontece. E como acontece.

Sempre questionamos os motivos que levm alguém à prática asquerosa da falsidade. Quase sempre, depois do "evento", relacionamos à inveja avassaladora, Tem esse componente, mas não é decisivo. A falsidade, com certeza, nasce com a pessoa falsa. É algo nato, de berço. O falso por natureza que passa por bonzinho é aoenas um bom ator, mas ele eé tão ou mais desprezível, tão fingido e canalha, como qualquer traíra. É muito pior.

Vou ser mais duro, o falso enrustido que posa de amigo é muito mais canalha e, creiam, perigoso.Fui vítima de dedos-duros, delatores, perseguidores e truculentos, mas nunca de falsos enrustidos. Sempre fui - e sou - bom observador, cabreiro, detecto de imediato quem é falso.Deus e deu esse dom. Juro. Uma dica: nunca acredite num amigo que não discorda de você, que não discute com você, que não diverge de você, que nao ncontra um defeito em você, que não arenga com você, que nunca ameçava elo menos um "arranca rabo". Esse cara que só te elogia, só vê você boas qualidades, esse sujeito é um falso amigo, qualquer dia, poke!, dá a picada, ele é que nem um escorpião, a naturza dele é ferrar os outros, fazer o mal, não é gente do bem. Se afaste desse tipo de pessoa.

O falso enrustido é peigoso demais, udo nele é falso, você não nota porque é confiante e gosta de elogio, de paparicado, tudo bem todos somos suceptíveis aos elogios, mas convém abrir os olhos. É muito melhor os amigos que disocrdam, arengam, brigam. São amigos de verdade, nunca serão adeptos da falsidade. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 13/10/2017
Código do texto: T6141866
Classificação de conteúdo: seguro