Nuestra Gente

Adoro o povo, noves-fora algumas broncas e decepções pontuais, mas, repito, adoro mesmo o povo, as pessoas mais simples, a massa, o povão. Gosto de ouvir suas conversas, aquele papo descontraído, alto astral, sempre de nbem com a vida, apesar das dificuldades. Riem até dos seus problemas. Para o povo tudo está sob controle, colorido, com bolinhas azuis. Confiam, as pessoas mais simples, que, com a graça de Deus, vão vencer todas as paradas indigestas, pesadas, doloridas. A fé do povo sempre me impressiona: o povo acredita, e priu. Acho que é a fé que lhe dá forças para vencer toda sorte de agruras, explorações, injustiças...

Tudo bem, concordo com os sociólogos, studiosos, pensadores, cenetistas sociais, intelectuais chatos e pedantes: o povo é alienado. Mas a culpa não é dele e sim do sistema. Só que esse povo alienado está cpmeçado a entender seus problemas, juntando as peças. O sofrimento ensina e até ilumina. O povo está entendendo que os políticos e os podres poderes são tudo farinha do mesmo saco, talvez por isso esteja a anos luz da discussão política. Lembrete: a esquerda passou anos distante do povo, fascinada e deslumbrada com as tolahas, rendadas, vinhos finos, tapetes e benesses do poder, se distanciaram do povo. É mentira, Terta? - É nao, Pantaleão.

Faço fpe no povo. Acho que está chegando o dia que ele confrontará a casa grande e todos sos podres poderes, inclusive os pseudos líderes. Ningupem deve subestimar o povo. Tenho, claro, ps meus momentos de birra contra o povo, mas, repito, são coisa de momento, até porque, hermanas e hermanos, eu sou um homem do povo. Juro. Vivo no meio do povo.

Vamos a um exemplo dessa convivência: dia desses foi até o fiteiro que fica perto de casa, onde se vende de tudo, tem até uma garrafa térmica cheia de café nos trinques, cerveja em lata geladinha e até espetinho confiável, e otras coistas más como as latinhas de Pitu. E o mais importante: uma roda permanente de papo, inclusive uns tamboretes velhos meio bambos. Nesses papos nunca sai o assunto política, a não ser para se dizer que todos calçam 40. Só se fala em futebol, piadas, anedotas, fuxicos, novela,brincadeiras, papo ameno. Nesse dia havia duas empregadas doméstcas, muito conhecidas, populares, excelentes figuras humanas. Uma estava empurrando um carrinho com um bebê e outra comprando guaraná. A do guaraná disse que mulher de verdade era Jeiza (a policial da novela) que nao respeitava nenhum machão, botava todos eles na linha. A do carrinho com o bebê, discordou: "É ruim! Mulé, sua bestona, é a Sereia, Ritinha, ela tem borogodó, é filha de Boto, faz bolinha com os home, aquela sim, é mulé de verdade, e é tudo doidinho para nadar nas agua da Sereia". Ficou aquela discussão, vi a hora elas se enfalfinharem, até que o filósofo do pedaço, o vendedor de pirulito, um cara muito bem informado, chamos as das na grande: "Deixem de besteira e de dizer merda. mulher, suas lesas, é Bibi. Essa sim é uma mulher de verdade porque pé capaz de fazer qualquer coisa por amor, mas ninguem pise nos calos dela porque, senão, ela vira Bibi, a Perigosa. É uma raianha". Ganhou Bibi, as duas se calaram.

Voltaram os caras a discutior futebol, um vigilante, que á foi jogador profissional mas dexou porque teve um problema de saúde, afirmou que Neymar estaria muito convencido, sem humildade, fazendo muita merda, que jogador era Messi, mesmo a Argentia estando pela bola sete. Mas o filósofo discordou no ato: "Tome tento!, Neymar é uma mistura de Garrincha com Pelé, é o melhor jogador do mundo, mesmo fazendo merda. Fique certo: brasileiro positivo hoj só existe Neymar, é o maior orgulho do Brasil. Umgênio tem direito de fazr merda.

Aroda foi se esvaziando, mas à tardinha tem nova reunião, animada, esta aé a a nuestra gente. Nao temos outra. E, sejamos francos, é linda, exuberante, divertida e possui muita fé. É esse povo qe pode salvar o nosso Brasil. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/10/2017
Código do texto: T6138289
Classificação de conteúdo: seguro