Caçador de ticacas

Parece que foi Fernando Pessoa quem disse que o poeta é um fingidor. Foi num dos seus poemas, mas posso estar errado, e erro paca.

Mas o que desejo, utilizando essa "deixa" do poeta, é contar algo sobre minha infância/adolescência relacionado com fingimento. Sempre fui um cara incapaz de matar uma mosca,imaginem um passarinho, ma rolinha , uma nambú, uma "curduniz"... E, no entanto, participava de caçadas com os amigos quando garoto, a a arma era baleadeira. Eu até tinha boa pontaria, era cão chupando manga nos treinamentos com alvo fixos como garrafas. Mas atirar num passarinho "jamé", isso sempre esteve fora de cogitação. Assim, quando me embrenhava na mata, sempr dava azar, pensem num sujeitinho sem sorte e no blablablá qe fazia me quixando da má sorte, e os amigos acreditando. Nao podia deixar que soubessem do meu medo de atingir um passarinho, seria um atestado de molenga, pegava mal, seria uma mangação danada. Mas a desculpa da ma sorte estava cansando.

Continuei fingindo, mas um dia dei sorte, encontrei na mata um caçador de verdade, um conhecido de meu pai, caçando de espingarda, o bornal já estava cheio de cordunizes, era um sujeito boa praça e, então, abri com ele meu problema. Ele nem sequer riu, tratou logo de resolver meu problema, tirou meia dúzia de "cordunizes" do bornal e mandou que eu botasse no meu squinho, depois de limpá-las de vstígio de balas. Quando cheguei perto do açludeco e mostrei o troféu aos amigos foi uma festa. Fomos para minha casa, minha mãe meio desconfiada, mãe sempre conhece o filho mas nao disse nada, assou as cordunizes comemos com farofa e ponche, a notícia se espalhou, as meninas souberam, virei o grande caçador, com status, elogios e o escambau. Mas faltava algo que me foi soprado pelo caçador de verdade.

Dias depois, com cara fingida de tristeza comuniquei aos amigos que estava deixando definitivamente de caçar, e expliqueio motivo: minha mãe havi feito uma promessa para que eu jamsis voltasse a atirar em passarinho, e promessa de mãe a gente não quebra. Só minha mãe chiou com a mentira, mas não denunciou, mãe é mãe. O caçador de ticacas continuou com a fama.

Hoje quando conto essa armação amigos da época ficam ainda putos, eles acreditaram, um diz até que sentou inveja do meu recorde, seis cordunizes grandonas numa só caçada.

Não me arrependo da armação, me arrependeria se tivesse matado um passarinho. Que saudade do fingidor do passado. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 06/10/2017
Código do texto: T6134959
Classificação de conteúdo: seguro