Política no volume morto

Está difícil encontrar um cidadão consciente e independente, sério e honesto, que esteja satisfeito com a atividade política e que não esteja sentindo asco dos políticos. Concordo que aqui e ali encontramos uma exceção, um defensor dos políticos e, claro, satifeito com o tipo de atividade política que se faz hoje no país, mas esses, podem ficar certos, estão mamando em algum tipo de teta do poder, eles ou alguém de sua famílias, admito que há também pessoas muito ingênuas que ainda acreditam no tipo de política e de políticos que há no Brasil, são ingnus demais, acreditam também em papafigo, sai pererê e caipora.

Mas se há essa ojeriza à política e aos políticos, não há por parte da sociedade, de todos os segmentos sociais, do povo, um reconhecimento de sua própria parcela de culpa pela política estar no volume morto e os políticos rastejando no lamaçal. Sim, com toda certeza essa situação tem sua origem na própria sociedade porque nenhum político se elege sem votos. Vamos ser francos: a classe política é um retrato exato do próprio povo. Se os políticos estão prevaricndo e a política virou um lamaçal, a culpa nãoa pe só dos políticos. A culpa é também de quem vota neles, votou, vota e votará. E depois do voto cruza os braços como se já tivesse feito a sua parte no quesito cidadania. É hipocrisia. O povo, aí engolbando todo mundo, é mais culpado pela situação caótica do Brasil que os políticos. Por que não fazem como muitos povos do mundo? O exemplo da Catalunha foi mostrado ao vivo e a cores. O povo simplesmente desobedecendo o governo central foi à luta para tonar a Catalunha independente. É um povo bravo. Faalta a nós esse tempera, essa coragem, esse civismo, que só temos quando cantam o hino nacional nos jogos da Seleção.

Antes de fechar esta arenga, nada coo lembrar algo que saiu na última pesquisa, 21% do povo estaria querendo a volta da dtadura militar, como se isso fosse remédio santo para o país. Ledo engano. Não é de ditdura que precisamos, mas de sermos verdadeiros cidadãos, de entender que é por cruzarmos sos braços e não exercemos nossos diireitos e deveres de cidadania que o nosso pais virou uma Terra em Transe. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/10/2017
Código do texto: T6132081
Classificação de conteúdo: seguro