É proibido proibir

A frase é libertária e, salvo engano, começou a ser usada nos movimentos de maio de 68 na França. Hoje está banalizada. Totalmente banalizada. Mas durante muito tempo foi usada comoslogan e grito de guerra contra as censuras, boicotes e proibições de todas as espécies, principalmenteno campo das artes.

Sou por natureza ibertário, acho que nao se pode censurare nem proibir as artes, ainda que não entenda patavina da arte chamada de vanguarda. Nela sou mobral total.

Vejam bem, há atualmente uma polêmica sobre uma exposiçao, mostra ou sei lá o que de arte realizada no MAM, em Sampa, porque uma das atrações foi um homem nu em pêlo esticado no chão.Isso, segundo os vanguardistas seria uma obra de arte e priu. Como posso dizer que não é se nao vi o contexto, se nao sei se fazia parte de um painel, algo avançado quenão entendo, sou apenas um matuto do sertão pernambucano... Mas aí, aconteceu algo, uma menininha acompanhada da mãe, examinando a obra de arte, o homem nu em êlo esticado no chao, tocou nopé dele e fotografaram, hoje se fotografa tudo, 0 até pessoas peidando, cagando e arrotando, né mesmo? Então a foto se espalhou nas redes e os censores da direita começaram a fazer ilações que a obra de arte, ou sea, o homem nu em pêlo esticado no chao,era incentivo à pedofilia.

Logo os arautos dos bons costumes, Dória, Crivela, o educador Frota (aquele que entregou uma pauta educional ao ministro da educação, o ato pornô) coeçaram a pichar esse tipo de arte. Ora, tudo que for condenado por Dória, Crivela e Frota te qesr colocado sub judice. Não são as pessoas mais indicads para esse tipo de crítica artistica. Nem tampouco moral, mormente esse Frota que sempre atuou em filmes não muito moralistas.

Mas, hermanas e hermanos, mesmo sendo libertário e tolerante, a minha ignorância artísitica me deixa perplexo com esse tipo de arte inusitad, um cara nuzinh em pêlo estriado no chão. Não seria mais avançado se colocar numa área da exposião alguns mendigos que dormem nas ruas? Ou fotos equadros alusivos às inustiças e às dificuldades do povo? Ou, quem sabe, esculturas, quadros, artesaato mostrando a criatividade dos artistas anônimos do Brasil? Sei não, mas quando a gente nao entende o melhor é apenas ficar calado,pode ser que a mensagem se subliminar e destinada apenas aos mais iluminados, afinal no Vaticano tem ua pintura de um homem nu em pêlo, chamada se nao me engano de Criação.

No mais, é probido proibir. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/10/2017
Código do texto: T6131840
Classificação de conteúdo: seguro