Pecado social mortal

Estava dando uma olhada no meu velho caderno escolar onde anotei um bocado de frases de grandes personalidades das letras e da história, inclusive da política, qundo me deparei com os sete pecados sociais relacionados por Gandhi: 1) Riqueza sem trabalho; 2) prazer sem escrúpulos; 3) conhecimento sem sabedoria; 4) comércio sem moral; 5) política sem idealismo; 6) religião sem sacrifício e 7) ciência sem humanismo.

Concordo com totalmente com Gandhi, que foi para mim uma das maiores figuras do mundo em todos os tempos, embora ache é quase impossível não cometer todos esses pecados. Principalmente no mundo de hoje. Mas relendo essa anotação, fiquei pensando num tipo e pecado social mortal que é essa mania da casa grande, por intermédio dos seus capachos, de só punir os pequenos. É o caso da reforma trabalhista, da terceirização, dessa reforma trabalhista que querem aprovar na marra no congresso desmoralizado, na liquidação das estatais, na verba de fundo partidario para encher os bolsos dos políticos, na bandallheira dos políticos de todos sos naipes politicos, na vassalagem aos países ricos...

Pecado social mortal também é esse surto de covardia que está grassando na sociedade e contaminando o povão, inclusive essa oposição bundona e incompetente. Basta apor hoje, vou continuar a ler o romance de Agatha Crhistie, "O Homem do Terno Marrom", embarcar no navio e acompanhar as aventuras da moça metida a detetive. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/09/2017
Código do texto: T6128741
Classificação de conteúdo: seguro