I n c o n s c i e n t e

Sempre intuí que é o inconsciente quem de fato nos governa. comanda, conduz. É que faz bolinha com a gente, pinta e borda, vira as canecas, dá as cartas e joga de mão. Só que nunca estudei psicologia, nem psicanálise. Na verdade, nunca estudei nada. Como poderia sobre o assunto 'inconsciente' ir além da mera e mixuruca intuição?

Mas sou um cabra curioso paca, e sempre observei muito as pessoas ao meu redor e a mim próprio, sempre achando que agíamos de certa aneira ou reagíamos bem ou mal a algo,devido ao inconsciente.

A minha certeza só se consolidou -ou está se consolidando - devido a um livrinho bem fininho que recebi de presente de uma religiosa e educadora de Pesqueira, fera no assunto psicologia. Estou lendo e adorando o livrinho, o título dele é "Para ser Feliz" (psicoterapia para todos), escrito por Valério Albisetti, Edições Paulinas.

No capítulo Inconsciente, o autor fala de um sujeito de 50 anos, um professor, que ele analisou, alguém que era incapaz defincar um pregona parede. Uma negação nos trabalhos manuais. Mas o autorcomentaque ele nem semre for assim, que criança, aos quatro anos, possuía uma verdadeir vocação para os trabalhos manuais. Sentia verdadeira atração por tudo que era prático. Mas certo dia proicurou atarrachar uma lâmpada da escravaninha do pai e, poke!, por infelicidade, a lâmpada caiu e se quebrou. O pai repreendeu-o com severidade: "Nunca mais toque nas coisas dos adultos. Grave bem isso na sua cabeça!!!!".

Essa advertência fcou no seu inconsciente eele virou uma nulidade no que tange aos rabalhos manuais. Com o tratamento se recuperou e hoje é requisitado para todo tipo de trabalhos manuais.

Fiquei pensando: então eu tinha razão nas minhas intuições, um choque um desestímulo, uma frustração... podem influir negativamente numa pessoa para toda a vida, como algo positivo pode ajudar e muito. A mente, o coração, a vida é, sim, afetada pelo inconsciente.

Mas meucaso de incompatibilidade total para os problemas manuais, inclusive para tocar um instrumento, não tem nadaa ver com o inconsciente, mas com a minha total falta de vocação e habiliade com as mãos, além dosremédos de asma me causarem temores nas mãos. Tô tirando onda de psicólogo em compotas. Inté.

PS: Hoje postei uma matraçada General e Cidadania, posso estar errado, se ulgupem e errei, prdón, mas desconfiei que as pessoas, devido ao INCONSCIENTE evitaram minha coitada maltraçada. Nela eu apaludi ogesto do general Edosn Pujol, comandante das Forças Armdas no Sul, que numa palestra com empres´rios recomendou as pessoas a s manifestarem nas ruas e se disse insatisfeito com o governo e a situação do país. Ora, o general tve uma atitude cidadã. Mas há ainda preconceito. Olha, eu sofri na ditadura, minha família sofreu, mas não tenho preconceito nenhum com os militares de hoje. O general agu como u cidadão, exerceu u direito de cidania e disse com todas as letras que devemosir par as ruas. Pardó, hermanos e hermanas, mas achei bonita a atitude do general. Mais: estou politicamente correto. Obrigado Serginho pelo comentário.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/09/2017
Código do texto: T6128426
Classificação de conteúdo: seguro