Cidade Proibida - xeróx americano

Não se pode negar a qualidade técnica das novelas e séries da Rede Globo. Mas se pode e se deve lamentar algumas mancadas. É o caso desse nova série (com episódios independentes), "Cidade Proibida". Assisti ao primeiro episódio ou capítulo ou caso. Tecnicamente perfeito. Uma réplica arretada de um filme noir americano. Sem duvida baseado em romances de Raymond Chandler ou Sashiel Hammett. Conseguiram até elaborar um personagem que er policial e se tornou detetive particular, Zózimo, uma mistura de Philip Marlowe com Sam Spade. Mais: filaram até o título de um filme americano do gênero, "Los Angeles, a cidade proibida". Botaram até uma personagem loura imitando Kim Bassinger no citado filme. Uma fila, uma cola, um xeróx de filme americano.

Fico pensando, por que não se basear nos policiais e detetives criados por Rubem Fonseca? Ou no Espinosa de Garcia-Rosa? Não acho correto essa imitação, parece coisa de colonizado. Sou um leitor inveterado de romances policiais e adoro filmes policiais. Sei perfeitamente que estão filando. E isso me deixa triste, afinal a Globo tem competência par fazer um seriado com casos brasileiros no âmbito policial. Para que dar uma de Hollywood?

Nada contra os atores, são excelentes, mesmo na trama xeróx. Mas que é uma palhaçada não resta a menor dúvida. É fila. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/09/2017
Código do texto: T6127684
Classificação de conteúdo: seguro