Boicote aos grandes educadores

Não se pode culpar os professores pelas falhas na Educação, que continua como a cantiga de perua: de pior a pior. O erro é da ´política educacional dos governos em todos os seus níveis. Uma prova de que não seleva a sério a Educação é que não se enfatiza o trabalho e as obras dos grandes educadores, caso de Paulo Freire, Darci Ribeiro, Milton Santos, Rubem Alves.... Como se pode relegar ao esquecimento os grandes mestres?

Como pernambucano fico constrangido, entristecido e revoltado com o esquecimento a queestá submetida a obra e a memória do grande educador Paulo Freire, a maior figura da educação em nosso estado em todos sos tempos. Não é lembrado pelas escolas, colégios e nem faculdades. Na verdade a prioridade do ensino é o modeismo.

Apenas como lembrete vou citar algumas frases do grande educador, um dos inspiradores do Movimento de Cultura Popular, o educador que invesntou o sistema alfabetização de adultos em 40 horas, o autor da grande obra "Pedagoga do Oprimido": "Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesqiso para constatar, constatando intervenho, intervindo educo e me duco. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade". Uma jóia de conselho: "Não basta ler 'Eva viu a uva'. É preciso comprender qual a posição que Eva ocupano seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho". Uma frase arretada: "Ninguypem liberta ninguém, ningupem se liberta sozinhio: o homem se liberta em comunhão", Deviam divulgar a obra de Paulo Freire. Ah, Brasil, Ah Pernambuco. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/09/2017
Código do texto: T6126785
Classificação de conteúdo: seguro