MIOLO DE POTE

Faço uma pausa nas minhas pobres arengas políticas. Não dá para ficar martelando apenas nesse samba de uma nota só. Por outro lado, ando meio desiludido não só com a esquerda, mas também com o povo brasileiro, Coisa minha, uma espécie de idiossincrasia particular, coisa minha,sou um véio cheio de fricotes. Não gosto de ficar remoendo uma coisa sabendo que isso é besteira porque, bateu um tambor, o povocomeça a dançar adoidado, esquece tudo, até as humilhações e inustiças... Não, não somos um povo escandinavo, inglês, alemão, espanhol de sangue quente, nao somos nem argentinos...Somos festivos e sabemos que em fevê tem carná, aliás tem carná quase todo dia. E priu.

Bm, o que desejo mesmoé um conversar um pouco de miolo de pote (por sinal é o título de uma coluna que escrevo para um jornal de Arcoverde há 33 anos). Asssim hermanas e hermanos, estoumesmo saturadonão só da política, clmo de todos os modismos, de todas as espécies. E com saudade do meu mundinho em Pesqueira, dos meus hábitos antigos. Alguns deles nunca abandonei, caso da leitura, sbretudo de romances policiais (mas leio até bulas de remédio e classificados dos jornais). Sim, eu sei que livro está pela hora da morte, e por isso vasculho os sebos, sou assíduo na feira do troca-troca de livros e releio os antigos.

Além disso, ouço diariamente música do passado. Todo dia ouço o "Almoço Musical" na Rádio Universitária, duas horas só com músicas orquestradas. E rádio fica ligado o dia todo na Nova Brasil e Tribuna, ambas so tocam música tipo biscoito fino, filé.

Também, aqui e acolá, asisto um filme no vídeo e pelo menos duas vezes no mês vou ao cinema num shoppnig perto de casa. Sem esquecer do papo diário numa banca de revistas e na Praça da Jaqueira. Adoro conversar com os lavadores de carros e pessoal das obras. Aprendo muito com esse pessoal, fico só ouvindo, mas no intervalo do almoço deles ogo dominó e damas, além de ouvir as piadas. Tem graudo que não sabe o que está perdendo. às vezes passo num boteco e tomo umas duas, no máximo três lapadas de Pitu, o aperitivo do Brasil, tiando o gosto com caju ou abacaxi, enquanto o som do boyeco toca Nelson Gonçalves e Núbia Lafayete.

Também, claro, rascunho minhas maltraçadas e dou uma vistinha na internet, mas de leve. Quando anoitece ligo a tevê para assitiràs novelas. Ontem terminou o último capítulo de "As Mil e uma Noites", assisti pela segunda vez. Assisto tambem "A Força do Querer", rio demais com as brigas de Abel e Ednalva. Depois volto para o romance de Agatha Christie, estou lendo "O Homem do terno Marrom", mais tard se a asma deixar pego no sono.

No mais acho que Neme Rogério 157 vão perder o poder para Rubinho. Mais: que Jeiza dá de dez a zero no eneral da Banda Jungman, esse bobão de Pernambuco que aqui não se elege mais nem suplente de coveiro. ´É apenas vereador, mas não sereelege. Juro. Nao podemos levar a sérioum país que o prsidente e meo mundo de ministros estão sendo acusados de corrupção e outros trecos. Ah, Brasil. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 26/09/2017
Código do texto: T6125621
Classificação de conteúdo: seguro