Nau dos insensatos

Vejo vários analistas e experts em ciências políticas, além dos palpiteiros profissionais e capachos do mercado e do tal neoliberalismo, meterem o cacete na Venezuela citando dados, cifras, estatísticas e o escambau que demonstram que aquele país vizinho é uma nau dos insensatos e um país que, além de problemas econômicos e constituconais, é um país dividido. E, além disso, lá campeia a violência. Verdade? Admito. É mesmo um país rachado.

Mas não vejo essa patotase referir ao Brasil, afirmando que ele é também um país dividido. Por que anão fazem a mesma crítica? Ora, porque não possuem idoneidade, caráter, dignidade e muito menos independência. São meros paus-mandados.

Vamos a mais uma prova recente que o Brasil é um país dividido. Segudo a pesquisa MDA-CNT, divulgada ontem, no principal cenário no que tange às eleições de 2018, Lula,teria 32,4%; Bolsonaro, 19,8 e Marina 12,1.Lula soma mais que os dois juntos mas não alcança 50%. Mas esse dado é ainda menos elucidativo que outro da mesma pesquisa, o que mostrou a rejeição dos possíveis candidatos, eis os índices de rejeição: Lula, 50,8%, Bolsonaro, 52,2; Marinha, 52,2 (empataram, vão desempatar noipar ou par); Dória, 53,6; Alckmin, 56,0; Ciro, 64,0 e Aecim, 72,5%. Quanto a Temer nada a temer,tem quase 90% de rejeição e apenas 3% de aprovação.

Uma pergunta não pode calar: diante desses números qu repetem várias outras pesquisas, o Brasil não seria um país tão dividido quanto a Venezuela? Não estou me referindo a liberdades democráticas ou direito constitucional, mesmo sabendo que anao soos exemplo nesse campo, mas refletindo que é algo que impressiona, aturde e assombra saber que nenhum dos candidatos tem menos de 50% de rejeição, ou 50% de preferência. Que há mais de 505 do povo que não nao acredita nos candidatos, mas, pior, não acredita na democracia. Será que ningpem está atento a esse problema? Tem mais: no Brasil, pasmem, segundo dados de entidades internacionais, há mais violência nas ruas do que na Venezuela.

Lembram-se daquela música, não sei de de Gil ou Caetano, que dizia que o Haiti era aqui? Podemos não ser o Haiti, mas caminhamos celeremente para ser uma republica bananas, Somos uma nau de insensatos, um navio à deriva sem sequer uma luzinha fraca enum farol para nos guiar em meio à tormenta da irresponsabilidade. Que Deus nos forneça essa luz. Ecom urência urgentísima. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 20/09/2017
Código do texto: T6119543
Classificação de conteúdo: seguro