Easy Rider

Estou realmente pessimista, embora ainda teime em não entregar os pontos, mas me sentindo como aquele cara, conforme escreveu o saudoso professor Rubém Alves, que estava na beira do abismo onde só existia alguns morangos, ou seja, a possibilidade da esperança. A esperança é o sonho do homem acordado. Mesmo aqueles mergilhados no desalento.

Não, não vislumbro saída, mas teho esperança que apareça uma luz que possa nos iluminar e nos possibilitar sair deste buraco, deste lamaçal, deste volume morto. Só esperoque a luz se surgir nos ilumine mas sem encandear.

Sei que alguns podem achar que este meu desalento é devido à decepção com um lado político, causa, ideologia e pessoas que possam ter de alguma forma contribuído com essa crise avassaladora. Admito que pode haver um pouco disso, de decepção, mas, hermanas e hermanos, o meu desalento é com o todo, com toda a sociedade, inclusive com o povo. Seria uma pequenez de minha parte me indignar por causa de partido, ideologia, causas...

Mas verdade, há um surto de decepção e, pior, de alienação, omissãoe acomodação por parte da maioria do povo. O país está ruindo, desabando, se desmanchando e as pessoas não se tocam, sjam elas de que lado político, raça, credo, situação econômica forem, estão todos aceitando a situação. Somos todos culpados. Culpados e, me desculpem a franqueza, covardes. Cúmplice de um crime de lesa-pátria.

Dói, entristece, constrange e revolta constatar o desmoronamento moral do país. Certa feita, acho que na década de 50, o político da direita, Carlos Lacerda, disse o seguinte: "Somos um povo honesto governado por ladrões". Temos depois, o saudoso Antonio Ermírio de Morais, desabafou: "O Brasil é o paraído dos safados". Sem esquecer da opiniao do general De Gaulle: "O Brasil não é um país sério".

São desabafos questionáveis, mas que estão fazendo muito sentido no momento que vivemos. Infelizmente. Assim, mesmo em meio ao desalento, permaneço com aquela fé do Professor Rubém Alves: "Hoje tudo o que nos resta sçao morangos à beira do abismo: a possibilidade da esperança".

Precisamos sair dessa stuação tipo easy river. Acorda, Brasil. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/09/2017
Código do texto: T6110350
Classificação de conteúdo: seguro