Imoral Vírgula

Fica dificil para os mais adentrados nos anos, conseguir, não só refutar, mas também impedir ao seu redor que, à luz dos seus princípios e tradições, aquio que consideram imoral aconteça.

É claro que me refiro aos que ainda mantêm acesa a chama do tradicionalismo, daquilo que hoje, sejamos francos, espanta e causa até riso. Os mais moços riem demais desse tipo de postura. Juro.

Vivemos numa época que esses valores do passado foram totalmente revogados. Hoje diz-se abertamente quando alguém fala que algo é imoral: "Imoral vírgula". Se há alguma coisa positiva na atual sociedade que não nego ser promíscua, é ter revogado radicalmente alguns tabus epreconceitos. Falo da falsa moral, daquilo que se chamava moral tradicional, daquele fundamentalismo irracional que taxava de imoral qualquer tipo de comportamento que nãoseguisse seus dogmas reacionários e obtusos. Simplesmente discrinavam as idéias, algumas religiões, a mulher, principalmente a desquitada, os mais pobres e etc e coisa e tal.

Sempre detestei e combati o falso moralismo, aquela pseudo moral fascista que gerava o ódio de classe, prseguia, oprimia, discriminava e casrava a criatividade das pessoas.

Não sei com certeza, mas parece que Oscar Wilde, escrevendo sobre a arte afirmou: "A arte não é moral e nem imoral, mas amoral". Ele dizia qe ela estava acima dos julgamentos e dos regulamentos, fora dos padrões estabelecidos pela falsa moral. Hemingway foi ainda mais claro: "Moral é o que te fz bem depois de tê-lo feito, e imoral é o que te faz sentir mal". Acho que o ser humano sabe agir independente dos dogmas e precitos estabelecidos por uma sociedade fria, cruel e materialista. Clarice Lispector foi ao ponto botabdo o dedo na ferida: "O que é realmente imoral é desistir de si mesmo".

Ainda há, infelizmente, um resqupicio de falsa moral, santinhos do pau ôco e fundamentalistas querendo impedir as pessoas de se realizarem, mas não vão conseguir, não há como voltar áquele tradicionaçismo fascista que via em tudo imoralidade.

No mais fico com a opiniçao de Saramago: "Imoral é a fome". Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/09/2017
Código do texto: T6109380
Classificação de conteúdo: seguro