Trocando seis por meia dúzia

Domingo. Um dia que acho meio chato, previsível, mais silencioso. Positivo só esse silêncio, paradão nos incita apenas a divagar, principalmente nós, os lisos. velhos e imprdidos pelos achaques da idade a tentar algum tipo de opção e divertimentos. Temos, assim, mais tmpo, sem influência daquela parcialidade emocional motivada pelo montão de notícias" geradas pela mídia sem-ergonha, condição de pensar e refletir de maneira mais saudável e imparial.

Vejam bem, amanheci achando que as eleições do ano que vem (que já estão nas ruas, fala-se em vários candidatos) não vão resolver absolutamente nada, sja qual for o lado vencedor. Explico essa minha certeza: a estrutura do poder será a mesma, o sistema será o mesmo, os atores serão os mesmos, os "procedimentos" não sofrerão alteração nenhuma. Sim, porque o congresso será praticamente o mesmo e as leis as mesmas. E, em sendo assim, como se farão mudanças? Sejamos francos: é impossível. Podem eleger até o papa Francisco que não haver´pa mudança nenhuma.

Mas, é salutar haver eleições? É, infelizmente é. Dentro do contexto que vivemos não há outra alterntiva, mpedi-las seria mais um golpe. Mas haverá mais uma frustração coletiva. Tudo continuará como dantes , talvez se substituindo alguns picaretas por outros, seis por meia dúzia.

Na minha opinião. véio ocioso e com achaques são opiniosos, principalmente em domingos chatos, uma medida devia prceder as eleições: uma constituinte exclusiva para realizar uma reforma política. Uma constuituinte eleita apenas para escrever novas leis políticas e eleitorais e que depois seria dissovida.

Alguém poderia arguir: - Mas uma reforma política implicaria adiamento das eleições. Não. A Constituinte poderia elaborar a reforma política em seis meses e suas decisões valarem para as próximas eleições. É perfeitaente possível. Seria uma esperança, uma esperança de se mudar alguma coisa.

Do jeito que está, com as mesmas leis, com o velho sistema arcaico, carcomdo, desmoralizado e corrupto, o congresso será o mesmo, com leis qe incitam a corrupção e impedem uma democracia social. Fazer eleições com eess mesmo sistema é defecar e não se limpar. Palavra de honra. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/09/2017
Código do texto: T6103022
Classificação de conteúdo: seguro