Ivana e Ivan

Quase nnguém ousa discutir abertamente a questão colocada por Glória Perez no seu flolhetim "A Força do Querer": a transição, travessia ou, talvez, evolução do peronagem Ivana se tornar Ivan. É algo, reconheçamos, que foge aos nossos padrões, regras, àquilo que costumamos chamar de normal. Detalhe: a personagem é alguém que tem consciência plena que nasceu, como ela diz, numa espécie de embalagem trocada. Nasceu menino num corpo de menina. Mas nunca se sentiu menina.

Assim, consciente, quer trocar de embalagem, ou seja, virar homem. Então começa a tomar hormônios, quer criar barba, corta os cabelos, põe seu plano em marcha e se prepara para o ano final: fazer a operação extirpando os seios e mudando o sexo, transformando a vagina num quase )?) pênis. O assunto assusta, constrange, horroriza e choca muita gente, principalmente as pessoas muito religiosas, conservadoras, aquelas que acham que nao se pode modificar a natureza, o gênero das pessos via cirurgia. Quem nunca ouviu e nem leu sobre o problema fica mesmo horrorizado.

No entanto, por mais que espante a maioria, o probema existe. Há casos de pessos qe fizeram essa transição, chamemos assim, da personagem de Ivana. A novelista se baseou nelas. Sem dúvida não foi intenção de Glória chocar, mas debater oassunto, e mais que debater, tornar públicoo problema. É funçãode quem escreve discutir os temas mais difícies, não só aquilo que se passa dentro dos chamados padrões normais.

Um amigo meu, pessoa que é muito bem informada,inclusive no campo da psicanálise, me disse que existe mesmo esses casos, não é invenção, que só há um problema após a transição, não tem mais volta, não é possível Ivan querer voltar a ser Ivana. Não pode haver arrependimento. Tem mais, segundo esse amigo a autora devia explicitar mais algo sobre o personagem: o fato que ele quer virar homem, mas homem que nao gosta de mulher, ou seja quer virar homem gay. É justamente isso que fica difícil a pessoa comum aceitar. Muito mais fácl éaceitar Nonato, nasceu homem mas só gosta de himem, é gay, mas para sê-lo nao precisou mutilar o corpopara virar mulher.

De minha parte seria um baita cretino se dissesse que acho absolutamente normal. Não, fiquei e fico asustado, não como fato de haver mulher que não se sinta feminina e queira ser homem, o que me assusta éa mutilação do corpo. Mas, apesar disso, se conhece um caso desses respeitaria essa pessoa. Quem manda em si próprio é a pessoa. Mas que assusta ecomove isso não posso negar. A artista está bombando, o papel é difícil e ela está arrasando.Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/09/2017
Código do texto: T6101579
Classificação de conteúdo: seguro