V i t a l i n a

Domingo, está chuviscando e faz frio no Recife. Tive que me levantar para fazer a bendita inalação de Berotec e Aerolin para prvenir acesso de asma, faço todo dia, mas saí da cama com uma preguiça danada. Enquanto fazia a inalação comcei a fazer o´meu exercício predileto, recordar o passado, a zoadinha do inalador e do radinho de pilha ligado na Rádio Universitária com programa de músicas do passado me ajuda nessa viagem pelo tempo...

Vamos a de hoje: Antigamente qaundo uma moça não casava e ficava, óvio, solteira era apelidada de vitalina. Era vóitima de gozação, gracejos, ironias e molecagens da garotada. Confesso - e me envergonho disso - durante algum tempo participei dessa turma de moleques. Graças a Deus logo entendi que isso era uma covardia e me afastei. Mas anão meus amigos, continuaram aentando as vitalinas da cidade, uma em especial, muito amiga da nossa família, ela chorava muito, coitada. Mas que fazer? A baixaria era implacável. Coisaa da época.

Houve um momento, já éramos rapazes feitos, que um dos meus amigos, o que mais infernizava a vida das vitalinas, um cara que era muito bom em música e fazia versos, compôs várias músicas, inventou de participar de um festival de música, se não me engano em Campina Grande, e a música que iria apresentar tinha por título "Sonhos de Vitalina", era engraçada, bem feita e tinha um ritmo bonito, mas era uma crítica mordaz às vitalinas e eu fiquei com pena delas. Lembro até de alguns versos: "Lá vem a vitalina toda cheia de pó/ Querendo ser menina/ mas o tempo não tem dó.../ Lembro todos os seus amores, serenetas, versos e flores...". Era mais ou menos assim e ia dcrevendo os sonhos da vitalina. Fiquei puto, pensei na possibilidade da música ser muito divulgada e aí fui ao amigo e lhe disse: - Se você apresentar a danada dessa música nunca mais seremos amigos. Ora, éramos que nem irmãos, o cara sentiu que era sério, sabia que eu estava defendendo a vizinha amiga de minha família, então accedeu e botou outra musica, coitado foi logo desclassificado na triagem. Até hoje ele me culpa pela censura à sua música sobre as vitalinas. Eu nunca me arrependi. Achava covardia e maldade.

Mas não posso negar que a danada da música era engraçada e talvez a melhor composição do meu amigo. Ficou inédita. Sou um cara que sempre tive boas amizades, mas sou capaz de rompeê-las em nome de um princípio. Sou assim, graçlas a Deus. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/08/2017
Código do texto: T6096261
Classificação de conteúdo: seguro