Ninguém controla ninguém

Sei que há prepotentes convictos que mandam e controlam tudo e todos. Sãosuns néscios. Ninguém nunca vai conseguir controlar totalmente tudo e todos. Mais: todo poder é no fundo apenas ficção. Nomáximo os prepotentes conseguem um mando ransitório. Essa pretensão de se sentir mandachuva, bambambã, dono do mundo não é só um engano abissal, mas meio caminhi andado para a loucura. Como alguém pode mandar no pensamento dos outros? Sim, porque só se domina totlmente alguém quando se controla oseu pensamento o que, convenhamos, é impossível.

Tudo bem, concordo que alguns tiranetes de plantão conseguem dominar, explorar, submeter e subjugar pessoas, humihando e ofedendo e, às vezes, até escravizando. Mas mesmo esses humilhados e ofendidos, no auge dos seus padecimentos, nunca estão comletamente dominados porque suas mentespensam e suas almas sonham. Pensam e soanham com liberdade e, clarto, com a forra, o troco, a revanche. Podem crer: a liberdade e o acerto de contas são sempre favas contadas. Hitler e Mussolini são exemplos. Mas há exemplos menores todos os dias, no mundo todo, tirantes de plantão rastejando, afogados na pretensão, bebebendo do próprio fel. A batata do tiranete de plantão e do prepotente vai assando a cada minuto que passa. Ele sempre vai pagar dobrado, pagar com juros, quitar a sa dívida, penar pelas ofensas que praticou. É questão de tempo.

Sempre acreditei - e acredito- que ninguém domina ninguém. E que, graças a Deus, amanhã será sempre um novo dia. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 26/08/2017
Código do texto: T6095780
Classificação de conteúdo: seguro