Vergonha de ser e de se dizer honesto

Não se pode negar que o mundo não esteja conturbado. Está mesmo conturbado e sangrando. Mas o nosso país, alem de conturbado e sangrando, está de cócoras. Está acometido por vários males: violência, desemprego, educação ruim, saúde péssima e o escambau de problemas. Mas um problema que é o mais letal: é um país sem liderança, sm autoridade, sem poderes que imponham respeito ao povo, que tenham credibiidade. Qual o poder que inspira e dá exemplo de austeridade e tem credibilidade? Nenhum. Qual a autoridade que é capaz de inspirar autoridade e exemplo ao povo? Gilmar Mendes? Temer? O Congresso? As Igrejas? Os empresários? Quem no país de bom senso acredita nos poderes "inconstitucionais"? Sim, inconstitucionais, constitucuonais uma ova.

Chama à atenção, não sei se as hermanas e hermanos já notaram, que nenhuma liderança no país ousa sequer pronunciar palavras como honestidade, moralidade, austeridade, honra, dignidade... Cassaram dos seus diciaonários. Podem assistir a discursos, solenidades, debates, falam em tudo, menos honestidade e seus companheiros. Honestidade hoje é fruta braba. Também não se vê e nem se constata gstos de desprendimento, honra, renúncia a privilégios e etc e coisa e tal.

Sei não, mas noBrasil de hoje podemos dizer com absoluta certeza que Rui Barbosa estava certo quando num desabafo célebre disse que chegaria o dia que o homem riria da honra e teria vergonha de ser honesto. Sim, quem elogia a honestidade está sendo chamado de burro, e quem diz que a honra é a poesia do dever é encarado como alguém que deveria ser trancado num asilo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/08/2017
Código do texto: T6094445
Classificação de conteúdo: seguro