Odientos ladram e o CD do Chico fascina

Depois de um jejum, salvo engano, de seis anos, Chico Buarque está lançando um novo CD,"Caravanas". Dele ja ouvi algumas músicas que estão disponibilizdas na internet. As novas são lindas paca.E as duas que ele regravou, a Moça do Sonho e Dueto, são duas jóias musicais. Com certeza o CD vai bombar, principalmente dentre as pessoas que curtem a boa música, a música de qualidade, o biscoito fino da MPB. Sem nenhum exagero,acho que esse cara é um dos gênios da raça, inclusive não apenas na poesia (suas eras são poemas lindos)mas também no teatro e na prosa, é romancista arretado, inclusive ganhou o Prêmio Jabuticom o romance "Budapeste".

Como todo ser humano, além da sua arte, ele tem as suas idéias, posições e lado, opinião. Detalhe: nunca pichou ninguém, ofendeu e nem desrespeitou. Por que enquanto cidadão nao teria direito a opção política e ideológica? Ora, isso deveria ser até louvado, afinal ele é coerente e nunca virou a casaca. Nem nunca pressionou ninguém que nao pensa como ele a seguir as suas posições. Se há alguém muito correto nas artes esse algupemé o Chico.

Infelizmente exste uma turma de intolerantes no nosso país que não aceita o fato de Chico ser um artista e intelectual comprometido com as lutas sociais. E essa intolerância gera a ofensa, a grosseria, a calúnia e os desabafos odientos e fascistas. É o que stá acontecendo agora devido ao novo CD. Simplesmente esses antidemocráticos não aceitam o êxito, o brilhantismo, o gênio do Chico. Daí a baixaria, inclusive nas redes: "Estava à toa na vida/ e a lei Rouanet acabou/ vou lançar um CD/ a mamata acabô". Outra agressão: "Pirateiem à vontade, afinal de contas, Chico é socialista e não deve se importar". Outra: "Esse aí só vai vender para petralha comunista. Só quero saber se é para os que vivem em Paris ou em Cuba". Tem mais: "Ele pode ser um grande músico, mas suas postura política e falsa e ligada a criminosos que procuram incessantemente nos levar a auma ditadura militar comunista como a da Venezuela". E há aqueles que ficam roendo inconformados: "Foi meu ídolo na minha juventude, agora para mim não passa de um oportunista!!!Que adianta ter talento se é conivente com o errado? Para mim acabou".

A mim esse tipo de agressividade não revolta, me dá pena. É muito triste essa intolerância, injustiça, despeito. Que fazer? Nada, apenas deixar qe ladrem, uivem, urrem, vomitem... Numa das canções do novo CD. "Desaforos" Chico até responde com umor a essa onda de pichação, contando a jistória de umcara que a mulher anda falaqndo mal dele, mas cai como uma luva para os seus pichadores: "Fico admirado por incomodar-te assim/ Jamais pnsei que pensasses em mim/ Nunca bebemos no mesmo regalo". E completa: "Sou apenas um mulato que toca boleros/ custo a crer que meus leros-leros de um cantor possa te dar tal dissabor". Sem ferir, mas acertando na mosca, digo nos pichadores.

No mais, apesar dos intolerantes, amanhã será um novo dia. Chico é uma das glorias do Brasil. E priu. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/08/2017
Código do texto: T6092905
Classificação de conteúdo: seguro