Papo de Quiabo

Sentado na sua velha cadeira de balanço de palinha, rangedeira paca, o velho conversava com os seus botões, numa espécie de papo de quiabo pessoal, jogando conversa fora, miolo de pote, ruminandodivagações e conjecturas, enquanto o radinho de pilha transmitia bem baixinho a Hora do Brasil (hábito de mais de 50 anos). O velho pensava no seu país, achava que ele estava completamente dominado pelos podres poderes. Não popupava nenhum deles, admtia, contudo, que havia honrosas exceções entre os integrantes da carniça política e dos podres poderes, mas mesmo esses pisavam em ovos e terminavam coonestando absurdos em nome do nojento "consenso".

Pensava no quanto o povo era manobrado pela mídia, especialmente pela televisão. Ria muito do que lhe dissera um amigo meio xiita: - Compadre, se qualquer dia uma dessas celebridades da tevê disser que comer merda e beber mijo faz bem à saúde, o povo, poke!, vai segir a receita! Pode ficar certo, vai faltar merda e mijo.

Lamentava também no quanto eram bundões os esquerdistas. Dazuam discursos, urravam slogans, xingavam..., mas na Hora H corriam da parada, eram os integrantes da esquerda incapazes de uma ação permanente e dura, forte, uma revolta de verdade, uma rebelião. E nao davam exemplos ao povo. Vários deles eram fascinados pela vida em meio a mordomias e metidos a novos-ricos. Nao havia um Mujica. Che Guevara só o poster na parede. Havia até, ria e tossia de rir, a terceirização da militância. Um absurdo.

Ficava revoltado com a classe média hipócrita, sempre doida para fazer parte da casa grande e por isso fazia o jogo do poder. Ficava perplexo com setores dessa classe média empobrecida e aviltada pela crise que viviam assustados com a Venezuela, onde diziam não haver democracia. Esqueciam, de propósito, por hipocrisia, que no nosso país de mata e se assssina dez vezes mais que na Venezuela, que aqui quebrou-se as leis e se cassou uma presidenta honesta para se colocar um precidente acusaqdo de corrupção e vários ministros com vários inquéritos de corrupção nas costas. Mais: que gasolina na Venezuela é quase de graça. Por que nao priorizar os problemas do próprio país? Por que essa preocupção com Maduro e nenhumacom Temer e sua gangue? Não se sabe de atos de corrupção de Maduro, embora este seja mesmo um fanfarrão e promova ações antidemocráticas. Mas sujo nçao pode falar de mal-lavado. Diziam tambem que o presidente da Coréia era maluco. É, mas e o dos EUA? É são?

Ficou ainda um bom tempo conversando consigo próprio, mas aí a mulher gritou: - Acorda, véio caduco a novela vai começar. Ele desligou o radinho, que jpa estaa num programa brega e saiu cambaleando, trôpego e rindo e dizendo: - Égua!, a gente nao pode pensar s´po em coisa séria, vou é ver Bibi e Ritinha.

Esse véio é um personagem de ficção. Ou não? Sei lá, mangueira. Não sei e nem quero saber. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/08/2017
Código do texto: T6091458
Classificação de conteúdo: seguro