História da América Latina

De todas as profissões a que mais respeito e admiro é a de quem é professor. Se tivesse estudado talvez fosse professor, não tenho dúvida. Infelizmente hoje o professor não tem o seu trabalho valorizado como merece. Chegam até a fazer pouco deles e humilhá-los apelidando a missão de ensinar de "bico", como a publicidade que uma faculdade fez utilizando o global Luciano Hulk, com um cartaz na mão onde se lia: "Quer aumentar sua renda, torne-se profssor", ou seja, faça esse bico, ensinar. Dizem que a faculdade, diante da pressão dos professores emitiu nota se desculpando e encerrou a campanha. Esse Hulk é mesmo pau para toda obra. Humilhou os pofessores. Nãová ele dizer que não sabia o que estava fazendo. É um coxinha de direita e capaz de fazer pouco dos professores.

Mas o que eu queria mesmo comentar é sobre a necessidade de se ensinar aos jovens a verdadeira história da América Latina. A história total, verdadeira, a opressão através dos tempos, mostrando o quando ela foi - e é - explorada pelo imperialismo americano e outros países ricos. Esse ensino tem que começar na escola primária. A juventude precisa conhecer sua história, a maioria dos ovens nada sabe sobre a América Latina. Induzir a moçada a ler a verdadeira história, os livros de Darci Ribeiro, Paulo Freire, Milton Santos, Rubem Alves. Freo Betto, Fernando Morais, Eduardo Galeano... Simplesmente ignorar a história oficial dos capachos do americanismo, dos lacaios do Tio Sam, dos entreguistas.

Na luta pela justiça social na América Latina, o papel do professor é fundamental, o professor mostrao caminho, ilumina, debate, incentiva. O professor é um libertador, um conscientizador, um verdadeiro missionário da liberdade e da ustiça social.

No mais, nunca devemos esquecer a advertência de Eduardo Galeano:

"A causa nacional latino-americana é, antes de tudo, uma causa social: para que a América Latina possa renascer, terá que começar por derrubar seus donos, país por país. Abrem-se tempos de rebelião e mudança. Há aqueles que crêem que o destino descansa mos joelhos dos deuses, mas a verdade é que trabalha, como um desafio candente, sobre as consciências dos homens".

Viva os professores. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/08/2017
Código do texto: T6089085
Classificação de conteúdo: seguro