- ÉGUA!, É UM AVIÃO!

Já disse e "redigo": sou muito besta para rir. Minha avó tinha razão quando dizia que eu tinha o riso frouxo. Tudo bem,sei que não é pecado a pessoa gostar de rir, como também não é não gostar de rir. Cada ser humano tem as suas peculiaridades. A avó era mais direta: dizia que cada doido tinha a sua mania. No meu caso, mesmo achando que é normal rir, não posso e não devo rir muito por causa da asma. às vezes faço um esforço danado, mas quase sempre não me controlo e sai a risada. E tome bombinha para prevenir ou debelar a crise asmatica.

Foi o que ocorreu hoje logo depois do almoço. Tive que sair para comprar uma danada de uma bombinha porque notei que a da vez estava numa peinha de nada. Fui à farmácia do Supermercado, pertinho do prédio onde moro. Comprei, quando ia saindo resolvi tomar um café numa barraca que fica enconstada no supermercado, um expresso. Antes de pedir o café, avistei uma amiga, amizade de mais de 50 anos, casada há uns quarenta e tarará também com um grande amigo meu. Foi uma festa. Ela é uma pessoa muito franca, alegre, positiva, alto astral e sem papas na língua, sente-se exilada no Recife, é daquelas sertanejas que podem estar fora do sertão mas sua alma está lá na terrinha. Da mesma maneira que eu, ela só foi até o curso ginasial, mas é muito bem informada e... esquerdista radical, à maneira dela, faz campanha, se empenha, briga, arruma até intriga, mas depois da campanha volta às boas com os adversários. Detalhe: é uma esquerdista atípica, é doida por novelas da televisão, lê todas as revistas de fofocas da tevê, e, o mais interessante, não chama o atores pelo nome deles, mas pelos nomes dos personagens. Nas compras que trazia vi várias revistas da tevê. Bom, tomamos o expresso e ela contou as últimas da nossa Região, me atualizou, falando alto, só fala assim, e depois ajudei-a a levar as compras para botar na mala do carro dela. Foi nesse momento, eu estava colocando os pacotes na mala que se ouviu uma zoada danada, e vinha do alto, nem olhei, não deu tempo, mas várias pessoas se aglomeraram e a minha amiga gritou espantada usndo até uma gíria da nova novela: - Égua!, é um avião! E está fazendo propaganda de m circo. Será que o palhaço vai ular de paraquedas com as pernas de pau? Vou assitir a ese circo. Olha, macho, no sertão não tem disso não. Não falava rindo não, estava espantada e fascinada com esse novo marketing. A mim, vendo ela espantada e fascinada com o avião e falando no palhaço descendo de paraquedas e com as pernas de pau, não me restou rir, ri tanto que usei a bombinha nova. Ela pensou que eu estava mangando dela, me deu uma banana e arrancou com o carro. Nao vi o avião. Fiquei meio frustrado, quem sabe amanhã ele passa de novo. ou um matuto, gosto de toda qualidade de novidade, essa de carro de som em avião é algo que desconhecia. Juro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/08/2017
Código do texto: T6088874
Classificação de conteúdo: seguro